Feira apresenta trabalhos desenvolvidos por alunos da EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha durante o semestre

• 08/julho/2017 11:30 am

Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, localizada no Jardim Tarumã, em Campo Grande, realizou na primeira semana de julho a 1ª Feira do Conhecimento da Escola da Autoria, com a culminância das eletivas do primeiro semestre deste ano. Durante o evento, 160 estudantes socializaram os saberes entre a comunidade escolar nos mais variados temas. “Este momento reúne o que os estudantes trabalharam no primeiro semestre, trabalhos importantes e conhecimentos diários”, explicou a diretora Silvana de Souza Ramos.

Julia Victor Rodrigues, do 2º ano, estava animada para ver as produções dos colegas durante a feira, resultado de um semestre na proposta da Autoria. “Estamos desenvolvendo bastante coisa, estamos mais próximos dos professores. Aqui não tem aquilo de professores para um lado e a gente para o outro, aqui a gente senta, conversa e estuda bastante. Aqui eu sou protagonista, já tive ideias que foram colocadas em prática durante nossas aulas”, disse a estudante que, após concluir o ensino médio quer cursar Direito.

As disciplinas eletivas são temáticas, propostas por professores ou estudantes, e oferecidas semestralmente com objetivo de diversificar e enriquecer os conteúdos e temas trabalhados no currículo. Na Manoel Bonifácio, Escola da Autoria de ensino médio em tempo integral, entre os temas que estão sendo trabalhados pelos estudantes estão o grafite, a alimentação saudável, o futebol sul-matogrossense e o inglês do dia a dia, em atividades que envolvem pesquisa, discussões e produções.

Lucas Almeida é novo na escola, chegou há um mês, mas se identificou com a proposta. “É uma escola interessante, gostei muito daqui, é outra coisa ter um relacionamento mais próximo com os professores”. Entre as eletivas, a escolhida de Lucas foi a de grafite.  “Eu já gostava de grafite, fazia em casa e, quando ouvi que tinha aqui, me chamou muita atenção. Se ele imaginou que, algum dia, aprenderia grafite na escola? “Ah, nunca. Cada dia aprendendo uma coisa nova”, respondeu, aos risos o estudante do 2º ano.

Para a feira, a turma do Grafite montou um painel inspirado no jovem protagonista, uma ideia colocada em prática pelos estudantes e pelos professores desta eletiva, de Arte e Filosofia. “Retratamos o jovem com o conhecimento do mundo que está à sua volta. Esta é a Escola da Autoria”, afirmou o professor Marcelo, de Filosofia. “Nossa eletiva se chama ‘Repensando o Grafite’ e discutimos com os alunos a diferença entre pichação e grafite, que é uma expressão artística, arte de rua que sai das galerias e vem para as ruas e, como professor, posso aproximar as pessoas da arte”, destacou o professor de Arte Silas Justino.

Escola da Autoria

A Escola da Autoria – Ensino Médio não somente amplia o tempo de permanência na escola, mas também oferece aos estudantes múltiplas oportunidades de aprendizagem, bem como o seu desenvolvimento integral, contribuindo com a melhoria da qualidade da educação e a redução dos índices de evasão e abandono, pois propõe a implantação de uma escola de ensino médio em tempo integral centrado no jovem e seu projeto de vida, oferecendo uma formação acadêmica de excelência associada a uma sólida formação em valores fundamentais para apoiar os estudantes nas decisões que tomarão ao longo das suas vidas.

As disciplinas eletivas são temáticas e oferecidas semestralmente com objetivo de diversificar e enriquecer os conteúdos e temas trabalhados no currículo.

Os fundamentos pedagógicos da proposta são o protagonismo juvenil, a pedagogia da presença, os quatro pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser), e a educação interdimensional. Sobre esses fundamentos, o processo de aprendizagem envolve todos na escola, desde a equipe pedagógica, funcionários além do próprio estudante.

Atualmente, a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul conta com 12 Escolas da Autoria que ofertam ensino médio em tempo integral: Amélio de Carvalho Baís, Prof. Emygdio Campos Widal, José Barbosa Rodrigues, Lucia Martins Coelho, Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, Severino de Queiroz, Maria Constança Barros Machado, Waldemir de Barros, em Campo Grande; Julia Gonçalves Passarinho, em Corumbá; Rita Angelina Barbosa Silveira, em Dourados; Padre Constantino do Monte, em Maracaju; e Presidente Médici, em Naviraí.

Texto e fotos: Emilia Sbrocco Dorsa - Secretaria de Estado de Educação (SED)