Dourados (MS) - O I Festival da Canção da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) será realizado nesta sexta-feira (18.8), às 19h, no Teatro Municipal de Dourados. Ao todo, oito grupos, compostos por professores, técnicos administrativos e alunos participarão do evento com a apresentação de músicas inéditas. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.
O Festival é organizado pela Associação dos Docentes da Uems (Aduems), com apoio do Sindicato dos Técnicos (Sintauems) e do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade.
De acordo com a diretora cultural da Aduems e coordenadora do evento, professora Lourdes Lago Stefanelo, os grupos selecionados estão preparados para o Festival. "Uma preparação digna de elogios pela dedicação, criatividade e entrosamento entre pessoas de vários cursos, de vários segmentos universitários. As apresentações prometem muitas emoções", afirma.
As letras das músicas inscritas no Festival, inéditas, foram pré-selecionadas e aprovadas pelo escritor, poeta e crítico literário Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras. De acordo com o parecer do escritor, as letras das canções "valorizam talentos na arte, com modo particular de ver a vida, ampliam a difusão da música e da linguagem humana".
As melodias foram avaliadas pelo coordenador do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Evandro Higa, e as performances pelo professor Silvio Lobo Filho, diretor executivo da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Ainda segundo Lourdes, todas as canções selecionadas respeitam os requisitos do regulamento estabelecido pela coordenação do projeto. Além da letra, a melodia e a expressividade das canções serão avaliadas pela Comissão Julgadora durante o Festival. Na ocasião, ocorrerá a gravação de um DVD, ao vivo, que incluirá todas as músicas apresentadas.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)