Fundação de Cultura realiza evento em comemoração ao patrimônio cultural

• Lucas Castro
  • 01/agosto/2024 11:40 am

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), órgão subordinado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em parceria com a Unigran Capital, realizará em agosto o evento 'Mês do Patrimônio Cultural' e o lançamento do Programa de Educação Patrimonial intitulado 'Patrimônio 67'. As ações ocorrerão entre os dias 6 e 16 de agosto, focando na discussão do Patrimônio Histórico e Cultural, com o objetivo de fortalecer o conceito de preservação e sua importância social.

Lei Estadual nº 6.040, de 5 de abril de 2023, instituiu, no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense, comemorado no dia 17 de agosto. A data está inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado e prevê a promoção de ações de mobilização, seminários, palestras, cursos, fóruns e rodas de conversa que incentivem a reflexão sobre a importância da preservação dos bens culturais do estado de Mato Grosso do Sul.

O Programa de Educação Patrimonial “Patrimônio 67” é um conjunto de ações voltadas à educação patrimonial, desenvolvidas pela equipe da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação).

O público-alvo são os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul. O objetivo é trabalhar o patrimônio histórico e cultural com os jovens, promovendo sua valorização e a preservação da cultura regional sul-mato-grossense.

Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Melly Sena destaca a importância do evento ao trazer a memória do patrimônio cultural para a sociedade. “No dia 16 será lançado o ‘Patrimônio 67’, um projeto de Educação Patrimonial, focando este ano na viola de cocho. Acreditamos que é necessário passar por um processo de educação e formação sobre o patrimônio, utilizando o lema ‘Educar para proteger’. É um momento de celebração do nosso patrimônio”.

6 a 9/8

• Simpósio em parceria com Unigran/Sectur
    • Horário: 19h às 22h
    • Local: Unigran