A Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) mantém em 2025 o apoio ao curso de Robótica em Bonito, reafirmando o compromisso da instituição com iniciativas que unem inovação, educação e desenvolvimento turístico. O projeto contempla estudantes da rede pública, em parceria com o SESI, a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e a Secretaria Municipal de Educação.
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS conta que em 2025 a instituição continua apoiando a educação tecnológica em Bonito.
“Esse é um dos projetos que mais nos toca. É uma ação dentro do movimento Bonito Eco Criativa, na linha estratégia da Educação. Poder proporcionar, em parceria com o Sesi, o curso de robótica para alunos da rede pública estadual e municipal do destino, é abrir um leque de opções nas cabeças dos alunos e fomentar a melhoria da sua condição de vida no futuro. É, além do turismo, ajudar na formação de pessoas para que elas possam ser o que quiserem em suas vidas profissionais”.
Desde sua implantação, em 2024, o curso já apresentou resultados significativos. Em junho deste ano, Bonito sediou o 1º Circuito de Robótica SESI – edição Bonito, com apoio da Fundtur-MS, envolvendo alunos das redes municipal e estadual. No fim de novembro deste ano, o município terá mais uma conquista: uma equipe de oito estudantes participará do Circuito Estadual de Robótica do SESI, em Campo Grande.
“A robótica vai além de ensinar a montar ou programar máquinas, ela contribui para o desenvolvimento de diversas competências futuro dos nossos estudantes. Promove o aprendizado prático, interdisciplinar, incentiva a criatividade e torna a aprendizagem mais motivadora. Um trabalho em equipe, um avanço tecnológico para a educação que contamos desde 2024 em parceria com ○ SESI, Fundação de Turismo e agora com recursos próprios. E já percebemos um avanço positivo dos nossos alunos com esse projeto que é a robótica”, diz Eliana Maria Rafael Fregatto, Secretária de Educação e Cultura de Bonito.Ao apoiar ações que ampliam as competências dos jovens em ciência, tecnologia e trabalho em equipe, a Fundtur-MS contribui para posicionar Bonito como destino turístico inteligente e preparado para o futuro.
“O Sesi Mato Grosso do Sul tem muito orgulho de participar dessa transformação social que o município de bonito vivencia através da educação tecnológica e que só é possível através da união de esforços, a começar pela Fundação de Turismo do estado que apoiou desde o início esse projeto, além do Estado e do Município”, destaca Régis Borges — Superintendente do Sesi-MS (Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul).
A assessora de Sustentabilidade e Ação Climática no Turismo da Fundtur, Emanueli Ribeiro, fala sobre o apoio da intuição para garantir a realização do curso de robótica. “Esse curso acontece em três escolas públicas: Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG) e Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, além da Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira, mantida pelo município. Essa ação consolida a integração entre educação, inovação e turismo em Bonito”.
Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Foto: Sesi