Dourados (MS) - A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), por meio do projeto Reitoria Itinerante, segue seu cronograma de atividades, promovendo a integração dos gestores da instituição junto às unidades universitárias, promovendo a divulgação de informações e prestação de contas às comunidades acadêmicas. As unidades de Coxim e Maracaju receberam a comitiva, respectivamente, nos dias 26 e 28 deste mês.
A iniciativa também busca incentivar o diálogo entre a reitoria e sua equipe gestora (pró-reitores, diretores e assessores) junto aos docentes e acadêmicos das Unidades, esclarecendo dúvidas sobre procedimentos diversos que envolvem o Ensino, a Pesquisa e Extensão na Universidade.
Em Coxim e Maracaju, os eventos seguiram três fases. A apresentação inicial foi promovida pelo reitor da Uems, prof. Dr. Fábio Edir dos Santos Costa, com o tema “Impacto da Universidade na região” e foi destinada ao público externo, formado pela comunidade em geral e autoridades civis e políticas.
Num segundo momento, em apresentação para o público interno das Unidades, o vice-reitor Laércio de Carvalho abordou as “Perspectivas e Avanços para a Unidade da Uems”. Logo após a equipe de pró-reitores, diretores e assessores se reuniram para compartilhar informações e responder questionamentos. Por fim, às 19h, o reitor e vice-reitor se reuniram com os alunos das Unidades.
"Somos a Universidade mais presente no Mato Grosso do Sul e nossa contribuição para o desenvolvimento do Estado pode ser comprovada pelos dados aqui apresentados", afirmou o reitor da Uems, durante sua exposição na Câmara Municipal de Maracaju, em ocasião da visita à Unidade.
Em Coxim, foram assinados convênios para facilitar as cedências de servidores municipais para a Uems, processo que facilitará a prestação de serviços naquela unidade universitária. Ainda no município, a apresentação da Reitoria Itinerante contou com a presença de alunos da rede estadual de ensino, que puderam acompanhar as apresentações sobre a Universidade e conferir as opções de cursos disponíveis.
Para o vice-reitor Laércio de Carvalho, as ações da Reitoria Itinerante são necessárias uma vez que integram a gestão com as diferentes Unidades, fortalecendo os laços institucionais tanto internamente, entre servidores, quanto com às prefeituras e outras instituições e entidades.
Em Coxim, o evento contou com a presença do prefeito do município, Aluízio São José e demais políticos e representantes da sociedade. Em Maracaju, a reitoria itinerante também foi acompanhada pelo prefeito Maurílio Azambuja e representantes da Comarca do município.
Texto e foto: Rubens Urue - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul