Gestores de Ponta Porã recebem curso para uso do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

• 21/junho/2017 9:00 am

Campo Grande (MS) – Representantes do Procon de Ponta Porã concluíram nesta terça-feira (20.6), na sede do Procon Estadual, na Capital, o treinamento oferecido pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), para atuação na defesa do consumidor. O objetivo do curso para operação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), com duração de dois dias, é contribuir para as atividades dos Procons municipais.

O superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, falou aos participantes sobre a importância de promover a integração dos Procons municipais ao Sindec e se colocou à disposição para auxiliá-los no aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos consumidores nos municípios. A articulação entre os Procons municipais é uma meta dos órgãos públicos de defesa do consumidor.

Sobre o Sindec

O Sindec é um programa que integra em rede as ações e informações da defesa do consumidor, em uma base de dados nacional e estadual que disponibiliza informações em tempo real. O acesso às informações assegura aos consumidores e fornecedores à transparência nas relações de consumo.

O sistema nacional cria procedimentos padrão de atendimento do consumidor e tramitação de processos e possibilita a construção de um banco de dados sobre o mercado consumidor nacional, dando acesso a informações precisas e sistematizadas, abrangendo todos os Estados integrados.

Além de receberem treinamento para operação do Sindec, os participantes do curso receberam informações sobre o funcionamento interno da Superintendência, desde o procedimento de triagem até atendimento e conciliação.

Keyla Tormena – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)

Foto: Edemir Rodrigues