O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) comemora, em 2017, trinta anos de criação. A data foi marcada pela entrega da “Medalha Águia da Fronteira”, uma forma de reconhecer personalidades que contribuíram com a instituição.
O modelo de Unidade Integrada de Policiamento implantado no DOF, na cidade de Dourados, é considerado o primeiro do Brasil. Entre as ações estão o combate aos crimes de narcotráfico, latrocínio, furto e roubo de veículos e cargas, além de roubo e furto em propriedades rurais.
Na solenidade de aniversário realizada nessa terça-feira, 6 de junho, o governador Reinaldo Azambuja anunciou a construção da sede própria do Departamento, onde serão investidos cerca de 5 milhões de reais.
O DOF foi contemplado ainda pelas ações do Programa “MS Mais Seguro” com 150 coletes e 15 armas longas, que totalizam 256 mil reais.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) José Carlos Barbosa, demonstrou preocupação com a renovação do efetivo, uma vez que DOF conta com o trabalho de 101 policiais civis e militares.
Hoje o DOF atua em 51 municípios sul-mato-grossenses, com presença efetiva nos 730 quilômetros de fronteira seca – do total de 1.500 quilômetros de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
Segundo a Sejusp, de janeiro a maio deste ano foram apreendidas 41 toneladas de drogas, 304 mil pacotes de cigarros, 274 veículos e 130 pessoas envolvidas no tráfico. Ainda em 2017, foram recuperados um total de 86 veículos com ocorrência de roubo e furto.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)