Governador, vice e secretários

  • nrodrigues
  • 03/julho/2024 12:00 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

GOVERNADOR EDUARDO RIEDEL
Eduardo Correa Riedel cursou graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado em Genética, mestrado em Zootecnia e especialização em Gestão Empresarial (MBA).

Em 1999, ingressou na liderança do setor rural como diretor do Sindicato Rural de Maracaju, assumindo a presidência deste sindicato em 2002. Em 2006, foi eleito vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), assumindo a posição de presidente interino da entidade em janeiro de 2010. Em junho de 2012, foi efetivamente eleito, por unanimidade, presidente da Federação.

Em fevereiro de 2011, foi empossado presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS. Em janeiro de 2012 assumiu como diretor vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito governador de Mato Grosso do Sul com 56,90% dos votos válidos, na primeira eleição que disputou. Na mais acirrada disputa da história do Estado.

VICE-GOVERNADOR
José Carlos Barbosa, mais conhecido como Barbosinha. Nasceu no dia 26/10/1964, no Distrito de Itaguaçu, na cidade de São Simão, Goiás. Filho de família muito humilde, caçula de nove irmãos. No ano de 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro, engraxate e vendedor de salgado. A trajetória na vida política começou bem cedo e aos 13 anos foi nomeado o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.

Logo depois, mudou-se para Dourados. Trabalhou como bancário e cursou a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, foi eleito prefeito municipal entre 1989 e 1992. Com apenas 23 anos é, até hoje, o prefeito mais jovem a assumir um Executivo Municipal no MS.

Advogado, pós-graduado em Processo Civil, mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília) já atuou como advogado cível, criminalista e professor universitário. Barbosinha é casado com a médica Maristela de Castro Menezes e tem um filho, José Pedro Menezes Barbosa.

Em 2007 assumiu a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) onde permaneceu por quase oito anos. Em 2012, foi eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.

No ano de 2014, se elegeu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual. Dois anos depois, em 2016, a convite do governador Reinaldo Azambuja, passou a ocupar uma das pastas mais respeitáveis do Governo de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), permanecendo na função por um ano e oito meses e gerenciando o "MS Mais Seguro", um dos maiores investimentos da história da Segurança Pública do MS.

O bom trabalho o levou de volta a Assembleia Legislativa para um segundo mandato de deputado estadual e agora, ao lado do governador Eduardo Riedel, abraça um novo desafio, de ser o vice-governador de Mato Grosso do Sul.

CASA CIVIL
Na Secretaria de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha. Ele é formado em economia e foi eleito 3 vezes como deputado estadual de Mato Grosso do Sul. Seu desafio é desenvolver a coordenação política do governo, em relação à nova administração federal, a Assembleia Legislativa e ainda a interface com os municípios.

Além de executar, junto com a secretaria executiva do interior e da capital, os contratos de gestão para os próximos anos com cada um dos municípios. É um grande desafio de coordenação que será compartilhado com outras secretarias em face de sua dimensão e extensa transversalidade.


SEGOV

Na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos. Ele é formado em Administração pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), possui grande experiência em gestão empresarial e estratégia institucional.

À frente da pasta terá como missão a articulação do conjunto de secretarias setoriais, pois a Segov é onde se alinha e harmoniza o governo, em torno dos grandes objetivos do programa a ser executado e os propósitos da gestão.

 

SAD
Secretario da (SAD) Frederico Felini Foto Saul SchrammNa Secretaria de Estado de Administração, Frederico Felini é formado em Direito, com especialização em Administração pública pela fundação Getúlio Vargas, pós-graduando em Governança Pública. Trabalhou na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 2007 a 2009.

Foi secretário de Governo em Maracaju, de 2013 a 2020; de Assistência Social, de 2014 a 2016; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, de 2019 a 2020; secretário de Governo, novamente, de 2021 a 2022; secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica do Estado em 2023, onde acumulou a função de secretário executivo de Comunicação por 6 meses.

SED
Na Secretaria de Estado da Educação, Hélio Queiroz Daher. Especialista em Gestão Escolar e mestre em Educação Escolar. Atualmente desempenha as funções de superintendente de políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação, é conselheiro-presidente do Conselho Estadual de Educação e conselheiro-membro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.

Seus principais desafios serão oferecer educação substantiva e de qualidade, investindo em uma nova consciência coletiva no mato grosso do sul fortalecendo cada ciclo de aprendizagem. A educação será uma área de alta relevância, pois é a política pública com maior potencial transformador da realidade e por isso no governo vai alcançar um patamar de inédita prioridade e em diferentes campos.

SES
Na Secretaria de Estado Saúde, Maurício Simões Corrêa. Médico conceituado em Mato Grosso do Sul, gestor reconhecido, que tornou as instituições que presidiu referencias nacionais. Foi diretor-presidente da Federação da Unimed Mato Grosso Sul e também diretor-presidente da Unicred.

Estará à frente do desafio de concluir a regionalização dos serviços de saúde e de fortalecimento do SUS, criando policlínicas nas quatro regiões de saúde, com serviços de imagens e bloco de atenção multiprofissional. Tudo isso contando com a ampliação do uso da telemedicina, medicina bioeletrônica e inteligência artificial. Para que cada cidadão tenha acesso a saúde de excelência garantindo assim, uma melhor qualidade de vida ao sul-mato-grossense.

SEMADESC
Na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck. Economista, mestre em Economia Rural, doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial e com formação executiva em Estratégias e Inovação.

Seus desafios serão focar no desenvolvimento e crescimento sustentável; avançar com a industrialização do agro e com a transformação progressiva da nossa economia; consolidar as ações para tornar o Estado Carbono Zero em 2030; atrair empreendimentos com alta capacidade de investimentos, diversificando nossa matriz econômica gerando empregos e renda. Ou seja, crescer, melhorar, avançar e incluir sem destruir nosso patrimônio natural, nossa biodiversidade.

SEC
Na Secretaria da Cidadania, a antropóloga Viviane Luiza da Silva. Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestre em Desenvolvimento Local pela UCDB (2013), e Ph.D. em Antropologia pela University of Manitoba, Canadá. Atuou como professora Gerenciadora na Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul e conservadora da seção de etnologia do Museu das Culturas Dom Bosco.

Como pesquisadora do Museu de Etnografia de Viena, contribuiu para projetos relevantes na etnografia do Brasil. Exerceu o cargo de professora na faculdade de Utah lecionando as disciplinas: introdução à antropologia e linguística. É idealizadora de centros culturais em comunidades indígenas e trabalhou no assessoramento para a criação de associações das mulheres artistas indígenas nas comunidades Kadiwéu e Terena.

SEAD
Na Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, defensora pública e ex-defensora pública-geral do Estado.

Graduada em Direito, mestra em Direito Constitucional e especialista em Direito Processual Penal. Doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP.

 


SETESC

Na Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda. Marcelo é graduado em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela PUC-MG e tem mestrado em motricidade humana.

Na mais transversal de todas as secretarias, a Setesc em específico terá o desafio de trabalhar diferentes demandas e agendas específicas, transformando-as em uma macro agenda de atendimento às pessoas que formam uma sociedade complexa e plural. Fortalecendo sempre as parcerias setoriais entre cultura, esporte e turismo para que todas as áreas compartilhem seus desafios, potencializando esforços, recursos orçamentários, inteligência e parcerias.


SEILOG

Na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no ano de 1989, e possui especialização em Gestão Urbana pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

Com uma carreira extensa e diversificada, ele trabalhou na iniciativa privada de 1989 a 2003 e de 2012 a 2024, além de ter ocupado o cargo de Chefe do Serviço de Engenharia do DNIT/MS de 2003 a 2012, onde liderou projetos de grande escala em todo o estado. À frente da Seilog ele será responsável pela implementação de projetos significativos que visam transformar a infraestrutura do Estado.

Entre suas prioridades estão a ampliação dos investimentos privados, o plano estadual de pavimentação e saneamento básico, e a conclusão de uma nova logística que apoie projetos estratégicos, como a Rota Bioceânica, e outros que mantenham e ampliem o Estado como referência nacional em atração de investimentos, gestão eficiente e transparência no uso dos recursos públicos, e como destino nacional e internacional de investimentos em obras de infraestrutura e logística.

SEJUSP
Na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. Ele é graduado em Direito com pós-graduação em Processo Civil.

Seus desafios consistem em avançar na recomposição dos efetivos; implantar a modernização tecnológica e a infraestrutura necessária em equipamentos para a garantia da capacidade operacional das forças; instalação de um novo e abrangente sistema de inteligência; desenvolver estratégias de atuação na faixa de fronteira, em parceria com outras instituições do setor; fortalecer o combate ao crime, instituindo programas de recuperação e ressocialização das pessoas.

SEFAZ
Na Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flavio César. Graduado em Relações Públicas e pós-graduado em Gestão e Marketing Integrados. Ele é ex-vereador e foi presidente da Câmara Municipal de Campo Grande. Terá o objetivo de criar uma nova sinergia, mais produtiva, entre as áreas responsáveis por grandes investimentos.

O foco é melhorar ainda mais a qualidade dos gastos públicos, avançando na direção da desburocratização nas cadeias produtivas. Sua tarefa principal é garantir um regime estável de austeridade, condição necessária para que qualquer processo de crescimento sustentado aconteça fazendo com que estes investimentos retornem à sociedade em forma de obras, projetos e programas transformadores da nossa realidade.


CGE - CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO

Na Controladoria-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda. Formado em Ciências Econômicas e em Direito, com mestrado em Administração Pública e Governo. Girão assume uma área que é fundamental para o aperfeiçoamento do modelo de estado e da melhora da qualidade do serviço público.

Seu objetivo é concluir e efetivar a rede de compliance público a ser instalada em cada uma das unidades administrativas, atuando na implementação de medidas efetivas de combate à corrupção prevenindo a sua ocorrência, impedindo que ela aconteça. Sempre fortalecendo a transparência pública nos órgãos públicos estaduais.


PGE - PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

Na Procuradoria-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia. Graduada em Direito na Universidade Católica Dom Bosco, pós-graduada em direito tributário e MBA em parcerias público-privadas e concessões. O foco da pasta será sempre a eficiência. Apresentando propostas resolutivas para a solução das demandas, comprometimento com o interesse público e cumprimento com zelo das atribuições institucionais, buscando o melhor resultado para o estado e a sociedade.

Cabe à PGE, também, assessoramento jurídico nos projetos de infraestrutura e também todo o contencioso que envolva os projetos. Orientando e fiscalizando o respeito à constituição e às leis pelos órgãos públicos no exercício de suas atividades.         

EPE - ESCRITÓRIO DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS
No Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, especialista em gestão regional e urbana e direito urbanístico. Especialista em PPP e concessões, em negócios e direito da infraestrutura possuindo certificação internacional na área.

Seus desafios serão ampliar o programa de parcerias (PROP-MS), implementando os modelos de concessão, para criar oportunidades de negócios, garantir sustentabilidade aos projetos e reais benefícios aos cidadãos. Consolidando um ambiente de responsabilidade, confiança e transparência para dialogar com a sociedade e a iniciativa privada. O Escritório de Parcerias Estratégicas é uma área de excelência do estado de Mato Grosso do Sul, com efetivo reconhecimento nacional.