Governo de Mato Grosso do Sul leva capacitação para Organizações da Sociedade Civil no Pantanal

  • Inclusão
  • nrodrigues
  • 09/agosto/2025 5:50 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Na imagem acima, o superintendente do Terceiro Setor, José Henrique, dando a capacitação

Corumbá (a 420 km de Campo Grande) recebeu a Capacitação Regionalizada para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado ao longo de quinta-feira (7) pela Superintendência do Terceiro Setor, da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), no auditório do Colégio Salesiano de Santa Tereza.

A iniciativa tem o objetivo de orientar o uso dos recursos públicos, a transparência e a prestação de contas dessas entidades que estão onde o Estado não consegue chegar e que promovem a melhoria da qualidade de vida de populações em situação de vulnerabilidade, como vítimas de violência, pessoas em situação de rua, indígenas, LGBTQIA+, idosos e dependentes químicos, entre outros.

Uma dessas entidades do Terceiro Setor é o Imnegra (Instituto da Mulher Negra do Pantanal), localizado no centro da cidade, e que faz doações de roupas e livros, ensina costura gratuitamente, vende roupas usadas (brechó), artesanatos e artigos diversos e promove a valorização da cultura afro-brasileira.

Em 2014, Daniela Cristina Dias de Oliveira ouviu na rádio sobre a oficina de costura no Imnegra. Ela aprendeu o ofício e hoje, prestes a completar 66 anos, ainda tem no coser a fonte de renda que ajuda no sustento da casa. “Não tenho renda fixa, então a costura me ajuda bastante. Faço mais consertos e algumas confecções”, conta.

Evandreia Lopes Soares, 41, também é costureira e chegou ao Instituto durante a pandemia de Covid para ajudar na fabricação de máscaras de pano. “Fui monitora de curso de bolsas, aventais, tapetes e roupas afro. Sou associada. A costura aqui é importante porque as mulheres vindo podem aprender de graça e ajudar na renda de casa”.

Já para a presidente do Imnegra, Ednir de Paulo, a orientação técnica do Governo do Estado, além de ajudar as entidades, é uma oportunidade de a administração ver de perto o serviço executado pelas OSCs.

“O que eu posso dizer é que esse trabalho que o Estado está fazendo, porque não é só aqui na região do Corumbá, como em todas as cidades do Mato Grosso do Sul, é de suma importância, esses técnicos saírem de seus gabinete e virem até junto ao terceiro setor, que também é importante nas políticas públicas pelo Governo do Estado. O importante não é só estar à frente, mas saber como ir lá e buscar esse recurso para atender a sua base”, declara.

O superintendente do Terceiro Setor na Sead, José Henrique Denis, explica a importância do trabalho das OSCs. “As entidades do Terceiro Setor são conhecedoras da realidade da sociedade. Elas fazem projetos lindos, muitas vezes com pouco dinheiro, chegando até onde o braço do Estado não alcança, pois já estão lá. E é muito importante que façam a prestação de contas para dar transparência”.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Fotos: Laucymara Ayala Ajala/Sead

Veja Também
Últimas Notícias