Governo de MS e Tribunal de Justiça inauguram Central Integrada de Alternativas Penais em Dourados

  • Segurança
  • Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira
  • 19/julho/2024 6:30 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 10 horas, a inauguração da Ciap (Central Integrada de Alternativas Penais) de Dourados. Com foco na política de desencarceramento e intervenção penal mínima, esta será a segunda CIAP de Mato Grosso do Sul, implantada por meio de parceria entre o Governo do Estado, através da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), e o Tribunal de Justiça, com apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Entre as alternativas penais oferecidas pela Ciap estão penas restritivas de direitos, transação penal, suspensão condicional do processo, conciliação, mediação e técnicas de justiça restaurativa, medidas cautelares diversas da prisão e medidas protetivas de urgência. Os trabalhos serão executados por policiais penais da Agepen.

Para a adaptação do prédio que abrigará os serviços, foram realizadas obras que incluíram a instalação de rampa de acesso, ampliação do banheiro com barras de inox e adequação das divisórias das salas, garantindo acessibilidade a todas as pessoas, independentemente da mobilidade. Além disso, foram fornecidos materiais para instalação de rede de energia, computadores, internet, câmeras de vigilância e iluminação, num investimento total de R$ 29.207,42 provenientes da 3ª Vara de Execução Penal.

As obras foram realizadas com a mão de obra de internos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Aberto e Semiaberto de Dourados, demonstrando um compromisso com a ressocialização e reintegração social desses indivíduos. O projeto de ampliação e adequação foi coordenado pelo policial penal Rafael Eller, do Núcleo de Planejamento, Projetos e Convênios da Agepen, e supervisionado pela coordenadora da Ciap de Dourados, Cláudia Rios.

Entre as autoridades confirmadas para o evento de inauguração estão o vice-governador José Carlos Barbosa, a diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen (Secretaria Nacional de Serviços Penais), Mayesse Parizi, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, e o supervisor da Coordenadoria das Varas de Execução Penal, Luiz Gonzaga Mendes Marques.

A Central Integrada de Alternativas Penais está localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 155, Jardim América, área central de Dourados.

Comunicação Agepen

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.