Governo de MS reforça compromisso com o varejo e destaca ambiente competitivo do Estado

• Próspero
  • Alexandre Carvalho Gonzaga
  • 12/setembro/2024 4:08 pm

Autoridades, empresários e representantes de entidades e instituições prestigiaram nesta quinta-feira (12) o evento em comemoração aos 30 anos da FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul). Entre os presentes esteve o governador Eduardo Riedel, que aproveitou o ensejo para destacar o compromisso do Governo do Estado com o setor.

"O varejo cresce na esteira do crescimento do Estado e retroalimenta a economia. Ele é a ponta deste desenvolvimento e dá uma grande contribuição para a empregabilidade do Estado, para o baixo nível de desemprego, consumo familiar e num ambiente de competitividade", afirmou o governador durante o evento comemorativo da FCDL, em Campo Grande.

Riedel, acompanhado do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, fez uma apresentação sobre o atual cenário econômico de Mato Grosso do Sul, com a chegada de novos investimentos e índices sobre o desempenho econômico.

Com orgulho, ele destacou que o PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense é um dos maiores do país (terceiro maior do Brasil) e deve permanecer neste patamar nos próximos anos. "Este ano estão previstos investimentos na ordem de R$ 33 bilhões e nossas exportações chegam a quase US$ 3 bilhões", garantiu.

O governador ainda falou sobre o ambiente saudável para os negócios. "O Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição no ranking de liberdade econômica, segundo dados apresentados semana passada pelo Centro Liberdade Econômica Machenzie. O Estado é um dos melhores para empreender, aplicar recursos e investir", completou.

Outra informação importante repassada para os empresários é de que o Estado aplica 15% de sua receita em infraesturura.

Riedel também fez questão de anunciar a decisão publicada hoje no Diário Oficial da União que oficializa e delega ao Estado a concessão das rodovias BRs-262 e 267. "É projeto estimado em R$ 5,8 bilhões e que irá a leilão no dia 12 de dezembro deste ano", informou.

Ao discursar, a presidente da FCDL-MS, Inês Santiago, salientou a importância do setor pra o Estado. "De extrema importância para a economia da região, o varejo de comércio e serviços é um dos principais responsáveis pela produção de riqueza, emprego e renda no MS. Segundo a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, dos 380 mil CNPJ’s ativos em Mato Grosso do Sul, cerca de 60% são do setor", garantiu a presidente.

Momento importante do evento, a criação da Frente Parlamentar do Varejo de Comércio e Serviços da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) foi comemorado por empresários e dirigentes logistas.

O governador também foi homenageado com o "Prêmio Personalidade do Varejo Ueze Zahran", concedido e instituído este ano pela FCDL-MS", por sua visão sensível às demandas e necessidades do setor.

Criada em 20 de agosto de 1994, a FCDL MS é a representante das CDL’s (Câmaras de Dirigentes Logistas de Mato Grosso do Sul) no Estado e está integrada ao Sistema CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), com a missão de fortalecer o comércio dos municípios, oferecendo soluções, por meio de produtos e serviços que ajudam baixar custos, otimizar lucros e melhorar o atendimento ao público.

A FCDL MS tem, ainda, o papel de interlocução junto aos poderes para a criação e modificação de Leis e regulamentações, além de projetos governamentais. Desde 2019, a instituição está sob a presidência de Inês Santiago, a primeira presidente mulher da história da Federação.

Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Relacionada:

Oficializada inclusão de rodovias federais da ‘Rota da Celulose’ no programa de concessão de Mato Grosso do Sul