Em agenda em Brasília, o governador Reinaldo Azambuja acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck e de integrantes da bancada federal foi recebido pelo Ministro de Relações Exteriores, José Serra, com o objetivo de articular o andamento dos corredores bioceânicos – considerados estratégicos para o escoamento da produção e, por consequência, para a projeção do país aos mercados internacionais.
De acordo com o secretário Jaime Verruck, durante a reunião com José Serra, o governador explicou a importância dos investimentos federais para a conclusão das ferrovias e pediu apoio da união na interlocução junto aos Ministérios dos Transportes e do Planejamento.
O Governo do Estado espera ainda, que o Governo Federal envie uma nota diplomática à Bolívia para que sejam iniciadas ações conjuntas via malha ferroviária. A mesma nota já foi emitida pelo governo boliviano.
Sobre o corredor rodoviário, Jaime Verruck explica que é preciso ainda construir uma ponte ligando Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai. Segundo o secretário o projeto já está pronto, mas é preciso trabalhar nos acordos internacionais antes que os processos licitatórios sejam iniciados.
Durante o encontro em Brasília realizado nessa terça-feira, 21 de fevereiro, o Ministro José Serra se prontificou a marcar uma nova reunião para tratar do assunto. O andamento das negociações vai ser acompanhado pelo senador Waldemir Moka e pelo deputado Federal Geraldo Rezende.
Os projetos para viabilização dos corredores bioceânicos devem sair do papel assim que aprovados no Congresso Nacional.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação de Mato Grosso do Sul