O novo modelo se baseia nos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de número 9.394 – que prevê a integração do educando com necessidades especiais no Sistema Regular de Ensino.
Atualmente, o Governo já atende 276 estudantes com deficiência auditiva, em todo Estado, com acompanhamento profissional especializado – com intérprete ou mediador - em sala de aula.
O benefício vai se estender a pelo menos 12 alunos do primeiro ao quinto ano, que antes eram atendidos pelo Ceada - Centro Estadual de Atendimento da Audiocomunicação – na Capital.
Uma comissão composta por professores, estudantes e pais de alunos surdos e surdos-cegos do Ceada, tem o objetivo de auxiliar nas ações de reestruturação do Ensino Especial de Mato Grosso do Sul, conforme explica Rose Modesto, governadora em exercício.
A assinatura do termo que cria a comissão de professores, pais e estudantes do Ceada foi realizada nessa quinta-feira, 12 de janeiro.
Como parte do processo de reestruturação está o estudo para a implantação de uma escola bilíngue com ensino em libras, em 2018.
Lívia Machado - Subcom