Campo Grande (MS) – Oportunidade imperdível para quem quer conhecer mais do panorama da dança sul-mato-grossense, o Semana Pra Dança 2018 contará com 23 grupos e companhias atuantes em nosso Estado em apresentações gratuitas em Campo Grande. Uma programação artística reveladora da expressão cênica estadual.
Todos os grupos – e seus respectivos projetos - foram selecionados por edital aberto pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Com atuação marcante e espetáculos já reconhecidos, as companhias apresentam uma extensa variedade de coreografias e inspirações para todos os públicos.
24.4 - Terça-feira - 10h - Escola Estadual Celia Maria Naglies
Espetáculo Plagium? | Cia Dançurbana (MS)
A Dançurbana apropria-se de recortes de obras de companhias de dança reconhecidas para criar um espetáculo particular questionando quais ferramentas são usadas para se criar uma obra autêntica. Plagium? já circulou pelo país através do Palco Giratório e Amazonas das Artes e já foi apresentado em diversas escolas, sendo assistido por mais de 3 mil alunos. Duração: 45 minutos. Classificação Livre.

25.4 - Quarta-feira - 16h – Praça Ary Coelho
Espetáculo Deriva | Ralfer Campagna e Jackeline Mourão (MS)
O espetáculo-intervenção – parte integrante do projeto Plataforme-se – vivencia o espaço da urbe e reconhece com ludicidade esse lugar de fala transeunte. Os intérpretes-criadores delimitam superfícies na amplidão do pensar contemporâneo. Sugerem interatividade com ironia e dialogam sobre o sufocamento das ideias com paixão. Sentidos que se chocam e se conectam nesse emaranhado de possibilidades que é a cidade humana e o humano cidade. Duração: 32 minutos. Classificação Livre.

25.4 - Quarta-feira - 20h30 – Teatro Prosa/Sesc Horto
Espetáculo Vir(tu)Eu | Grupo Street Pop (MS)
A Cia de dança Streetpop investiga a dança urbana contemporânea e pesquisa as possibilidades de exercitar um pensamento contemporâneo do hip hop. Vir(tu)Eu, busca a fisicalidade da reconfiguração de um cotidiano simulado por aplicativos e rodeados pela tecnologia. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

26.4 - Quinta-feira - 10h – Escola Municipal Plínio Mendes dos Santos
Espetáculo Mat.i.ilha | Matiilha (MS)
Em “Matilha” a humanidade do olhar ganha outras dimensões. São bichos ferozes e ameaçadores, a disputa pelo espaço é apenas uma desculpa. A coletividade é importante, não existe desconexão. A posição de líder é de quem se arrisca. Há um revezamento quase não consentido na posição de líder. Um revezamento, mas não um equilíbrio. A disputa pela liderança, quando fica muito acirrada, gera uma anarquia desesperada e também interessante. Existe uma assimetria, embora também haja igualdade. Há provocação, sentimento de alerta, possibilidade de surpresas. Duração: 41 minutos. Classificação: Livre.

27.4 - Sexta-feira - 19h – Centro Cultural José Octavio Guizzo
Espetáculo Delírios | Cia Theastai (MS)
Baseado na obra e na vida da pioneira artista sul-mato-grossense Lídia Baís, o espetáculo “Delírios: traços dançantes em Lídia Baís” é um solo da bailarina Társila Bonelli, que utiliza o que tem de mais sagrado, seu corpo, para traduzir a religiosidade, complexidade, os conflitos e as convicções vividos por Lídia Baís, transpostos em sua obra atemporal. Duração: 35 minutos. Classificação indicativa: 14 anos

27.4 - Sexta-feira - 20h30 – Teatro Prosa/Sesc Horto
Espetáculo Deslimites – o quintal de Manoel | Funk-se (MS)
O espetáculo teve sua estreia no 18º Festival de Inverno de Bonito. Nasceu da relação entre a poesia e dança, entre a dança e a música, e entre Manoel de Barros e o público. A encenação é lúdica por excelência, uma viagem dentro das lembranças do Velho poeta. Duração: 40 minutos. Classificação: Livre.

28.4 - Sábado - 20h30 – Teatro Prosa/Sesc Horto
Espetáculo Términus – Grupo Bailah (MS)
Términus é um espetáculo criado pelo Grupo Bailah composto por experiências, vivências e sentimentos dos bailarinos traduzidos para personagens fictícios. Mostrando seus encontros e desencontros, o espetáculo flui por coreografias com uma proposta rítmica e cênica, concreta mas abstrata, retratando as descobertas e términos da vida. Duração: 46 minutos. Classificação indicativa: 12 anos.

29.4 - Domingo - 17h – Concha Acústica Helena Meirelles
Mostra de Danças (MS)
- Ballet Isadora Duncan;
- Camalote;
- Cia Blanche Torres;
- Cia Danza Guarani;
- Embrujos de España;
- Espaço FNK;
- Grupo Blaoow;
- Grupo Sintonia de Rua;
- Grupo Expressão de Rua;
- Litani;
- Marcos Nathaniel;
- Rede Solidária;
- Seishun;
- Shakti Fusion;
- T’kay
30.4 - Segunda-feira - 20h30 – Teatro Dom Bosco
Espetáculo Tempos Idos | Cia do Mato (MS)

Certos hábitos adoçam a boca murcha dos velhos, e quando os dentes não mordem e os braços não prendem, o passado nos faz cócegas, desenha uma curva, propõe uma nostalgia. Duração: 35 minutos. Classificação: Livre.
Semana Pra Dança
Abordando por múltiplos ângulos a produção contemporânea e a integração artística, a 12ª Semana Pra Dança, realizada pela FCMS em parceria com a Câmara Setorial de Dança de Campo Grande, reúne de 24 de abril a 1º de maio em diferentes pontos da Capital oficinas, mostras e apresentações. Tudo com entrada franca.
Este ano o evento contará com 30 atividades, entre apresentações, espetáculos, ações de formação em escolas, mostra de dança e oficinas. A meta é levar o encanto desta bela arte diretamente a um público de 5 mil espectadores. Outras 20 mil pessoas serão provocadas indiretamente a participar deste evento, seja por meio de divulgação direcionada ou da participação de programadores de festivais e mostras de dança de outros estados que acompanharão a nossa programação.
Quaisquer esclarecimentos e informações complementares sobre a Semana Pra Dança 2018 podem ser obtidos pelos telefones (67) 3316-9110 / 9169, ou pelo e-mail (nucleodanca.fundacaocultura.ms@gmail.com).
Marcio Breda - Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS)
Foto capa: Fábio Germano