Hemosul comemora Dia Mundial do Doador de Sangue com festa junina e comidas típicas

  • Solidariedade
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 14/junho/2017 9:44 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - Nesta quarta-feira, 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar a data e garantir a reposição dos estoques de todos os tipos sanguíneos, o Hemosul – unidade da Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande - realiza uma festa junina para homenagear os doadores que comparecerem ao local.

Com decoração e trilha sonora típica, após a doação, o participante vai poder degustar diversos alimentos comuns das festividades caipiras como: pipoca, crepe, canjica, doces e quentão sem álcool.

A representante do Hemosul, Mayra Franceschi reforça os critérios para doação de sangue. “É preciso estar bem alimentado e pesar no mínimo 55kg. A doação pode ser feita por pessoas entre 16 e 69 anos de idade, lembrando que menores de 18 anos precisam estar acompanhado dos pais, ou com procuração assinada. O documento está disponível no site do Hemosul”.

Conforme Mayra, o doador não pode ter feito a ingestão de bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da coleta. “O doador deve esperar no mínimo 12 horas para coletar o sangue após ter ingerido qualquer bebida alcoólica. Se ele bebeu em excesso é preciso esperar até 48 horas”.

O Hemosul da Avenida Fernando Correa da Costa atende das 7h da manhã às 17h. Informações podem ser adquiridas pela internet no site www.hemosul.ms.gov.br. 

Doadores compareceram ao Hemosul para festa junina, que segue até às 17h

Dia Mundial do Doador de Sangue

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e escolhida em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pelo salvamento de milhares de vida.

Lívia Machado - Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Mayra Franceschi

 
Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.