Hemosul precisa com urgência de todas as tipagens sanguíneas

  • Rádio
  • Thereza Christina Amendola da Motta Cance
  • 09/novembro/2018 8:00 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - O Hemosul precisa com urgência de doações de todas as tipagens sanguíneas, e em especial dos tipos O negativo (O-) e O positivo (O+).  Os outros tipos de sangue também estão em situação parecida e, por isso, já requerem atenção, tais como: O positivo (O+), A negativo (A-) e B negativo (B -), também apresentam poucas bolsas armazenadas. Segundo Mayra Franceschi, responsável pela Comunicação do órgão, esta é uma situação atípica.

O Hemosul faz um apelo à população e pede doações. Para doar é preciso apenas responder a alguns critérios básicos, como ter entre 16 e 69 anos, sendo que os doadores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável ou ter em mãos declaração de autorização, com firma reconhecida.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto, fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Não esqueça

Você deve estar bem alimentado para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando for doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

 Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Veja Também
Últimas Notícias