Hospital Regional de Ponta Porã agora possui alvará contra incêndio

• Paulo de Camargo Fernandes
  • 07/julho/2017 2:27 pm

Alvará dos Bombeiros deixa Hospital Regional mais seguro contra incêndio

Campo Grande (MS) - O Hospital Dr. José de Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã) agora possui alvará de incêndio. O documento foi emitido pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4° GBM) de Ponta Porã, após realização de um curso com duração de dois dias para brigadistas colaboradores do Hospital. A entidade sempre teve os equipamentos contra incêndio, mas precisava dessa licença de brigada para colocar em prática dois programas importantes de segurança para o Hospital: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Em agosto, o Hospital completa 24 anos e a obtenção de um alvará de incêndio é uma antecipação das celebrações de várias mudanças que vem acontecendo e tem tornado o atendimento mais humano e seguro para a população de Ponta Porã e microrregião sul. O 2º Tenente Souza Neto, titular pelo 4º Grupamento de Bombeiro Militar, considera a necessidade importante a formação de brigadistas para fins da certificação de Brigada de Incêndio no Hospital, devido a estrutura hospitalar e por ser um ambiente especial com um grande número de hospedes e colaboradores.

Larissa Antunes Viana, colaboradora do setor de faturamento, conta que é fundamental o Hospital oferecer esse tipo de segurança aos seus usuários, como também de grande responsabilidade. “Isso representa mais cuidado para nós que trabalhamos aqui e principalmente para os pacientes que acolhemos. Saber manusear da forma correta um equipamento pesado como um extintor, por exemplo, durante um acidente, exige de nós muita calma e com certeza faz toda diferença quando há vidas em perigo”.

O Hospital Regional de Ponta Porã, possui 107 leitos e sua área construída é de 6.532,30 m², um espaço amplo que exige atenção.  “Antes não contávamos com um protocolo de segurança contra incêndios, hoje temos os dispositivos instalados e a brigada formada, temos condições de conduzir a saída das pessoas com tranquilidade caso ocorra algum acidente com fogo”, afirma o técnico de segurança do Hospital, Marcelo Bovi.

O próximo passo para obtenção da licença definitiva, de acordo com funcionários do setor de segurança do Hospital, depende apenas do período probatório preconizado pelos bombeiros, tempo necessário para efetuar algumas adequações, como por exemplo, finalização da rota de fuga.

Leonardo Cremer, Hospital Regional de Ponta Porã