Hospital Regional de Ponta Porã capacita profissionais em curso para melhoria de serviços

• 03/janeiro/2017 9:49 am

Ponta Porã (MS) – O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto no município de Ponta Porã, dá continuidade ao seu ciclo de capacitações através de palestras, treinamentos e orientações para os servidores de todos os setores da instituição. O treinamento, realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é voltado para a NR-32, conhecida como norma regulamentadora que trata da saúde e bem estar dos trabalhadores da área da saúde em geral, tendo como objetivo a diminuição nos índices de doenças e acidentes de trabalho.

São ministradas palestras para enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre acidentes com material biológico, violência sexual, higienização das mãos, treinamento sobre reanimação cardiopulmonar (RCP), sinais e sintomas de pacientes graves e uso correto da incubadora de transporte. Já o treinamento para médicos aborda técnica, necessidade e cuidados para intubação endotraqueal (método utilizado para auxiliar na ventilação mecânica dos pulmões do paciente, e também na aplicação de anestesia geral).

Em dezembro foram realizadas no Hospital Regional palestras sobre atualização das patologias em ocorreram em 2016 como dengue, zika e chikungunya, e treinamentos como fluxograma de declaração de óbito, ministradas pelas enfermeiras do Núcleo de Vigilância Epidemiológico Mariana Euzébio, Cássia Cabral e Ana Cristina Pires, e pela médica Fernanda Correia.

De acordo com Mariana Euzébio, os temas estão sendo abordados em todos os setores do Hospital Regional, para atualização dos servidores. “Em relação à atualização de patologias como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, os servidores precisam se adequar com as mudanças ocorridas. O objetivo é mostrar que a melhor maneira de evitar as infecções dos profissionais e pacientes é através de cuidados, como a higienização correta das mãos”, explicou Mariana.

“Atividades como palestras, treinamentos e orientações serão continuas para os profissionais do Hospital Regional, sobre diversos temas, pois é importante trabalhar com mais segurança e proporcionar mais qualidade no atendimento dos pacientes”, finalizou Mariana.

Jefferson Gonçalves

*Com informações da assessoria/ Foto: Assessoria de Comunicação