Hospital Regional de Ponta Porã realiza 2ª Semana de Enfermagem

• 24/maio/2018 9:21 am

Campo Grande (MS) – A última semana foi de intensa programação no Hospital Regional Dr. José Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã – HRPP). A unidade hospitalar realizou a 2ª Semana de Enfermagem que teve como tema “Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”. O evento foi marcado por palestras, minicursos, mesa redonda e homenagens aos profissionais da área.

A abertura do evento, que teve como objetivo a valorização do trabalho dos profissionais que diariamente cuidam do próximo, contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), o médico Sebastião Junior Henrique Duarte, que palestrou sobre o tema deste ano.

O psicólogo e palestrante, Renisson Costa Araújo, discursou sobre a saúde mental dos trabalhadores de Enfermagem e destacou a importância dos cuidados com a saúde dos enfermeiros.

“A saúde mental do trabalhador deve ser cuidada e valorizada, pois tudo está em torno da nossa mente. Então é importante haver grupos de discussão, terapias e dinâmicas para poder trocar ideias e os trabalhadores se sentirem mais valorizados e aliviados, principalmente, para os profissionais de enfermagem que passam por vários momentos de tensão”, explicou.

Um minicurso sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) foi ministrado pela médica Lizandra Alvares Barros. Também houve apresentação de trabalhos dos estudantes e profissionais de Enfermagem sobre a prevenção do câncer de mama, acidentes de trabalho e de trânsito. Como parte da programação, foram oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis a todos os colaboradores.

O enfermeiro e professor do curso de Enfermagem, mestre Wilson Brum Trindade Junior, realizou outro minicurso sobre a prescrição de medicamentos por enfermeiros. “É previsto por lei que os enfermeiros possam prescrever medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública, e em rotina aprovada pela instituição de saúde, então, viemos instruí-los conforme o que está na legislação e despertar esse interesse para que eles estejam a par de assuntos como esse”, disse.

A estudante do segundo módulo do curso técnico de Enfermagem do Magsul, Ana Mendez, avaliou as palestras do evento de forma positiva. “Foi muito bom poder participar e ter acesso a palestras com temas relevantes e excelentes profissionais. Pudemos conhecer o presidente do Coren e ver a integração de um órgão tão importante para nossa futura profissão. Com certeza um ótimo evento que vai agregar conhecimentos”, comentou.

No último dia da programação, houve uma mesa redonda sobre a progressão política da Enfermagem com a participação dos vereadores de Campo Grande, Cida Amaral, Herderson Fritz e professor Wilson Brum. Os participantes puderam debater ideias e fizeram perguntas sobre política aos moderadores da mesa.

“O saldo do evento em Ponta Porã foi positivo e superou as nossas expectativas, trouxemos material para cem pessoas e teve um público muito maior que isso. Vimos que as pessoas estavam carentes de eventos como esse. O Conselho Regional de Enfermagem também ficou feliz em colaborar com a organização, oferecemos coffee break, materiais de apoio e conseguimos trazer alguns palestrantes”, concluiu o presidente do Coren, doutor Sebastião Duarte.

O evento foi organizado pela direção e coordenadores de Enfermagem do HRPP e teve a parceria do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do sul. O secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, colaboradores, estudantes, enfermeiros e técnicos de Enfermagem também participaram do evento.

Texto e foto: Leonardo Cremer -  Hospital Regional Dr. José Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã – HRPP)