HRMS leva capacitação para enfermeiros da atenção primária de Três Lagoas

• lgomes
  • 28/julho/2023 4:03 pm

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), por meio de sua Diretoria de Ensino e Pesquisa Institucional, realiza desde quinta-feira (27), uma capacitação direcionada aos enfermeiros da rede de atenção primária de Três Lagoas.

Com o tema “classificação de risco e vulnerabilidade da demanda espontânea na atenção primária à saúde”, a oficina contou com a participação de mais de 50 profissionais de enfermagem.

“O objetivo principal é acolher e classificar o paciente que chega à unidade de saúde utilizando o ‘caderno da Atenção Básica n.28', onde constam os fluxogramas que auxiliam na tomada de decisão e auxilia o enfermeiro a classificar o risco e a vulnerabilidade desse paciente. É importante que o paciente tenha acesso ao atendimento adequado nas unidades de saúde, isso reflete diretamente nas portas de entrada dos hospitais, como por exemplo nos casos de doenças crônica agudizadas por falta de acesso e tratamento adequado nas unidades”, disse a enfermeira e gerente do Núcleo de Educação em Saúde Interprofissional do HRMS, Suzi Strapasson.

O treinamento realizado pelo HRMS foi solicitado pela Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, Jamila de Lima Gomes. “Essa capacitação é importante para fortalecer o enfermeiro para o acolhimento na demanda espontânea da atenção em saúde”, afirmou.

As oficinas estão sendo realizadas na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Três Lagoas até as 17:00 horas desta sexta-feira (28).

Joilson Francelino, Comunicação HRMS
Foto: Divulgação/HRMS