Iagro apresenta à Semagro projeto de trabalho para otimizar fiscalização em MS

  • Defesa Sanitária
  • 19/fevereiro/2018 1:30 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

“Redimensionamento da área de atuação das unidades da Iagro trará maior eficiência para serviço de vigilância em Mato Grosso do Sul” afirma Jaime Verruck.

Campo Grande (MS) - Finalizado, o projeto de redimensionamento da área de atuação das unidades locais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) foi apresentado pela equipe da agência ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, na sexta-feira (16.2).

Alinhado com os propósitos do Governo de MS, que busca a melhoria da gestão, com otimização dos recursos, redução de custos e ampliação da capacidade de ação, e em consonância com as diretrizes de trabalho da  Secretaria, a equipe da Iagro atuou nos últimos dois anos no reenquadramento estratégico embasado na ‘fiscalização por quadrantes’. “A nova forma de trabalho da agência em todo o Estado, rompe com a lógica regional geográfica, passando a definir a atuação das equipes, por quadrantes, gerando redução de custos e deslocamentos e oferecendo maior efetividade ao trabalho de vigilância, sem que se perca em qualidade”, frisou o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta.

“Conseguiremos realizar um maior número de vistorias, com o mesmo custo”, completou o diretor, lembrando que as alterações só são suportadas porque uma nova estrutura tecnológica foi criada pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI) e a equipe esteve bastante empenhada no projeto.

No novo modelo, a equipe (que já recebeu treinamento) cumprirá protocolos e terá meta para cada quadrante, dando especial atenção às áreas de alto risco, com replanejamento das horas/homens disponíveis. “A estrutura enxuta que temos hoje exige que trabalhemos buscando maior produtividade, e é isso que teremos com esse novo formato.”, comentou Verruck, que observou que a metodologia aplicada permitirá aferir o trabalho realizado.

Ele também comentou que nos próximos dias a Agência passará por uma auditoria (padrão) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e, na oportunidade, o novo formato de trabalho será apresentado como uma ferramenta capaz de aumentar o nível de eficiência da defesa sanitária de Mato Grosso do Sul, utilizando um método mais moderno e condizente com a realidade. “Continuaremos dando as garantias que o mercado necessita, e fazendo nossa parte para auxiliar no crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul” finalizou.

A portaria e uma instrução de serviços serão publicadas nos próximos dias com a nova divisão da área de atuação de cada unidade local e formato de operacionalização da nova metodologia, que mesmo não ficando mais limitada a divisão geopolítica do município, tomará como referência as sedes dos municípios. O projeto deve entrar em operação no inicio do mês de abril.

Iagro

Órgão presente em 78 municípios do Estado, com exceção de Ladário, comprometido com a vigilância e fiscalização a campo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) possui uma estrutura com alto custo de manutenção e elevado número de atividades. A busca pelo melhor aproveitamento dos recursos físicos, humanos e financeiros, com foco na melhoria da eficiência, é uma constante.

Assim como em todo País, o serviço de vigilância foi estruturado num modelo que tinha como base a instalação de uma unidade em cada município, com a presença de uma equipe para atendimento. Em Mato Grosso do Sul este modelo foi adotado desde 1979, quando da implantação da Agência.

Com o aumento das demandas e do no número de atividades, tanto na área de defesa sanitária animal quanto de inspeção, sentiu-se a necessidade de adequar a estrutura. Neste sentido, em 2017, foi concluído outro importante trabalho, que foi o de compartilhamento de estruturas, que integrou 46 unidades da Iagro com unidades das Agências Fazendárias do Estado (Agenfa’s) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), com realização ainda de obras de reformas em diversas destas. A ideia neste caso era basicamente reduzir custos com a estrutura física e centralizar os serviços oferecidos pelo Estado, facilitando a vida dos usuários.

Texto e foto: Kelly Ventorim - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro)

 

Veja Também

MS tem saldo de 4.197 vagas de emprego

A indústria de transformação, os transportes e o setor florestal foram destaque na geração de empregos em Mato Grosso do Sul no mês de março, que fechou com saldo positivo […]

Últimas Notícias

MS tem saldo de 4.197 vagas de emprego

A indústria de transformação, os transportes e o setor florestal foram destaque na geração de empregos em Mato Grosso do Sul no mês de março, que fechou com saldo positivo […]

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.