Inédito em MS, curso de formação para gremistas estudantis encerra nesta terça

  • Inclusivo
  • Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil
  • 12/agosto/2024 4:35 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Alunos dos 337 grêmios estudantis da Rede Estadual de Ensino encerram nesta terça-feira (12) a formação “Cidadania Ativa”, realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, junto à Secretaria de Educação e Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul).

Ao longo dos últimos três meses, os estudantes que compõem a chapa dos grêmios nos 79 municípios receberam formação sobre marcos legais e históricos das agremiações, além de compartilharem experiências inspiradoras sobre a importância da participação ativa e democrática nas escolas e comunidades.

Live de lançamento do curso foi realizada no auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, e foi transmitida para todas as escolas de MS. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)

Dividida em módulos, a formação debateu o que é ser um cidadão ativo, a legislação e o papel do grêmio estudantil na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, promovendo o bem-estar emocional e o protagonismo juvenil.

Para o secretário de Estado de Educação, Helio Daher, o curso é fundamental para unificar e direcionar o trabalho das agremiações nas escolas. “Esta formação veio, de fato, elevar a importância dos grêmios e fazer com que eles entendam o papel que eles têm para com cada um dos estudantes que vão representar. Por isso a formação é tão importante, para mostrar o que é a liderança e como agir enquanto representação de um segmento”, ressalta. 

“Nossa jornada começou com a missão de fortalecer os grêmios e promover o desenvolvimento integral dos nossos jovens. Hoje, culminamos essa jornada de aprendizado e reflexão com um evento que vai muito além de uma simples cerimônia, é um espaço de engajamento, onde vamos celebrar a cidadania ativa dos nossos jovens, fortalecer a consciência cidadã e o protagonismo juvenil nas escolas”, descreve o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz.

Diretora-presidente da Fadeb, professora Maria Cecília Amendola da Motta ressalta a importância das parcerias entre todas as instituições para a concretização do curso. 

“A Fadeb fica muito feliz em participar de eventos que enaltecem e dizem aos estudantes qual é o seu papel na liderança de uma escola”, destaca a diretora-presidente. 

A solenidade de encerramento contará ainda com uma roda de conversa de “líder para líder” com o governador do Estado, Eduardo Riedel. 

Formação para representantes dos grêmios estudantis iniciou em maio com evento híbrido, seguido de videoaulas. (Foto: Matheus Carvalho/Cidadania)

“Grêmio Estudantil: Cidadania Ativa” será realizado nesta terça-feira (13), no Teatro Glauce Rocha, na UFMS, das 8h às 13h.

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Fadeb, com o apoio do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Programação

8h - Acolhimento

9h - Abertura oficial - Boas-vindas
Apresentação das autoridades presentes
Representantes dos Grêmios Estudantis

9h15 - Roda de conversa com o Governador “De líder para
líder 

10h15 - Certificação simbólica com governador e autoridades

10h25 - Declamação Poesia/Música

10h30 - Palestra Magna com secretário de Estado de Educação
Helio Queiroz Daher: “De olho no Futuro: Caminhos para o Ensino
Superior e o Mercado de Trabalho”

11h - TED TALK - “Grêmios Cidadania Ativa”, com a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza; “Juventude, vida e propósito”, com o subsecretário da Juventude, Jessé Cruz; “Internet segura: cidadania virtual e proteção digital para jovens líderes”, com Letícia Catellan, NUPAM - UCDB

12h - Encerramento com a diretora-presidente da Fadeb, Maria Cecília Amendola da Motta.

 

Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania.

Veja Também
Últimas Notícias