O governo de Mato Grosso do Sul publicou as regras para o serviço voluntário no Corpo de Bombeiros. O trabalho não será remunerado e terá duração de um ano, podendo ser prorrogado.
De acordo com o comandante Geral, Coronel Esli Ricardo a partir desta quarta-feira, 15, os interessados já poderão se inscrever na página da corporação.
Segundo ele poderá ser um bombeiro voluntário qualquer pessoa que tenha conduta ilibada, sem antecedentes criminais e com boa saúde.
Como normalmente são pessoas que já trabalham, esses voluntários poderão adequar sua carga horária conforme sua disponibilidade. Porém, não poderá ser inferior a seis horas mensais.
O Comdante Geral explicou que apesar do curso de formação, o bombeiro voluntário não atuará nas mesmas funções que um bombeiro efetivo.
O decreto normativo que regulamenta o serviço voluntário no Corpo de Bombeiros foi publicado na edição do último dia 10, do Diário Oficial do estado. Com a medida o governo espera aumentar a cooperação entre a comunidade e a corporação e ainda otimizar os serviços da unidade.
Katiuscia Fernandes - Subcom