Internos da Penitenciária da Gameleira I recebem uniformes confeccionados no próprio presídio

  • Agepen
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 29/junho/2023 5:45 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Mais 580 camisetas confeccionadas na oficina de costura da Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira I foram distribuídas, nesta semana, a internos que cumprem pena no local, em reforço aos kits entregues anteriormente, compostos também por uma camiseta, uma calça e uma bermuda.

A uniformização na vestimenta de custodiados promove igualdade e melhora a segurança em presídios, além de tornar o ambiente prisional mais salubre e limpo, já que evita o acúmulo de roupas nas celas. Já na entrada da unidade prisional, o reeducando recebe um kit com as peças.

A oficina está garantindo a fabricação constante, reforma e reposição dos uniformes utilizados pelos internos. Dois detentos atuam no local e recebem remição de um dia na pena a cada três de serviços prestados, conforme está estabelecido na LEP (Lei de Execução Penal).

De acordo com o diretor da penitenciária, Maycon Roslen de Melo, novas peças vão sendo entregues, conforme a produção e necessidade. Além da confecção em si, segundo o dirigente, a vantagem é a possibilidade de realização de reparos e ajustes necessários diariamente. “Essa iniciativa gera economia aos cofres públicos e oportunidade de ocupação laboral aos custodiados”, pontua.

A confecção própria de uniformes também ocorre em outras unidades prisionais do estado, como a Unidade Penal “Ricardo Brandão” em Ponta Porã, a Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, o Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, em Campo Grande, o Estabelecimento Penal de Bataguassu, entre outras.

O oferecimento de ocupação produtiva dentro das unidades penais e assistenciais de Mato Grosso do Sul é coordenado pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Trabalho Prisional.

Keila Oliveira, Agepen

Fotos: Divulgação/Agepen

 

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.