Campo Grande (MS) – Teve início nesta segunda-feira (19) as atividades que marcam a 19ª Semana Nacional e a 2ª Semana Estadual Antidrogas, e as comemorações dos 20 anos de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência no Estado de Mato Grosso do Sul, que já atendeu cerca de 300 mil jovens sul-mato-grossenses. O evento foi aberto oficialmente pelo ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparine Terra, o governador Reinaldo Azambuja, o prefeito municipal de Campo Grande, Marcos Trad, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, entre outras autoridades.
O Proerd tem como objetivo a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, família e escola. É uma atividade preventiva, que busca conscientizar as crianças e adolescentes e ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, tendo sido adaptado para a realidade do Estado. O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos.
Para o governador Reinaldo Azambuja, o Proerd tem feito um trabalho de excelência nesses 20 anos de existência, principalmente em relação à conscientização dos jovens de Mato Grosso do Sul. “O trabalho de orientação desenvolvido pelo programa, tenho certeza que pode contribuir para a redução de incidência do uso de drogas nas famílias brasileiras”, pontuou Azambuja.
O prefeito da Capital, Marcos Trad, disse que só com a participação de toda a sociedade será possível enfrentar e vencer a guerra contra as drogas. “O Proerd, que completa 20 anos, é um exemplo de sucesso nas escolas, pois desempenha um papel de extrema importância principalmente em relação ao desenvolvimento de ações que alertam e conscientizam as nossas crianças”, enfatizou.
Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, afirmou que é preciso chamar a atenção da sociedade em relação à questão das drogas, que já se tornou uma “pandemia nacional”. “As drogas atingem todos os segmentos sociais, por isso nós temos que discutir e unir esforços, uma vez que não depende somente da segurança pública para que esse assunto possa sair do discurso e ter ações práticas. A secretaria, no âmbito estadual, tem buscado tomar todas as medidas preventivas e repressivas, prova disso são os números. Em 2001 nós apreendemos um pouco mais de 44 toneladas de drogas, já em 2016 foram quase 300 mil quilos”, frisou barbosa
O ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparine Terra, que é o autor da lei nacional contra as drogas que está tramitando no Senado, enalteceu o trabalho das polícias estaduais. “As polícias de Mato Grosso do Sul tem feito um bom trabalho de combate às drogas. E o Proerd deveria ser um programa de governo”, afirmou.
Durante a solenidade também foram homenageadas várias personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e comprometimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência junto à sociedade sul-mato-grossense, que é aplicado por policiais militares que ministram aulas para crianças da pré-escola até o 7° ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Particulares, além do Proerd para Pais.
Programação
20/06/2017 – Terça-feira – Sessão comemorativa Assembleia Legislativa
Local: Plenário da Assembleia Legislativa
Horário: 14h30
21/06/2017- Quarta-feira – Sessão Solene Câmara Municipal de Campo Grande
Local: Câmara Municipal de Campo Grande
Horário: 8h
22/06/2017 – Quinta-feira- Formatura do PROERD e Caminhada pela vida
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo
Horários: 8h – Solenidade e 9h30 – Início da Caminhada
23/06/2017 – Sexta-feira – Culto Ecumênico em Agradecimento aos 20 anos de Atividades do PROERD
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande
Horário: 19h30
24/06/2017- Sábado: Torneio de Futebol do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola
Local: Rua Giocondo Orsi, 1020- Vilas Boas – Sindicato dos Farmacêuticos
Horário: 9h
Reportagem Regiane Ribeiro Assecom/Sejusp
Foto: João Garrigó (Sejusp)