A safra de grãos de Mato Grosso do Sul está estimada em 17.895 milhões de toneladas para 2018, segundo dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total, 9,150 milhões toneladas são referentes ao milho safrinha e 8.745 milhões toneladas de soja, reafirmando o Estado como um grande produtor de grãos.
Os dados, acompanhados mensalmente pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), mostram ainda que a área plantada com soja somou 2.650 mil hectares em 2018 e a previsão é que o milho safrinha alcance 1.830 mil hectares este ano.
Para o secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, em termos de resultado para economia, a safra recorde mostra que o produtor rural novamente produziu com elevada tecnologia e o Governo fez sua parte investindo não só em tecnologia mas em infraestrutura.
Mato Grosso do Sul também deve manter recorde na produtividade em 2018, com 5 mil kg de milho safrinha por hectare colhido e estimativa de 3,3 mil kg de soja por hectare. Os números destacam que a tecnologia tem ampliado a capacidade de produção dos agricultores sul-mato-grossenses.
Conforme os dados do IBGE, o Centro-Oeste corresponde a 43,1% da produção nacional de grãos, sendo que Mato Grosso do Sul tem 8,1% da participação nacional, com 4.605 mil hectares cultivados com grãos.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)