A economia de Mato Grosso do Sul cresceu 4,9% no ano de 2017, de acordo com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em parceria com o IBGE. É a sexta maior taxa de crescimento do PIB entre as Unidades da Federação e a segunda no Centro-Oeste.
De acordo com o relatório Contas Regionais – PIB MS 2017, o valor do PIB de Mato Grosso do Sul gerado em 2017 está estimado em R$ noventa e seis bilhões, trezentos e setenta e dois milhões, cento e noventa e cinco mil e duzentos e setenta e oito reais, resultando em um PIB per capita de R$ 35.520,45 sendo o oitavo maior valor per capita entre os demais estados.
O Produto Interno Bruto representa a quantificação em valores da produção de bens e serviços em um espaço temporal, fruto do desempenho das atividades econômicas por meio da utilização de recursos produtivos disponíveis.
O cálculo do PIB tem o objetivo de avaliar as taxas de crescimento global e setorial da economia, apresentar a composição das principais contas de produção na formação de riqueza, mostrar o PIB per capita resultante no período considerado e os agregados macroeconômicos por setores de atividades.
Os resultados mostram que a participação dos setores econômicos na composição do PIB/MS em 2017 está distribuída da seguinte forma: Setor Terciário representando 60,33% no valor adicionado da economia; Setor secundário pesando 22,10% e Atividade Agropecuária com uma contribuição de 17,60%
Karla Tatiane – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Foto: Arquivo / Subcom