Medalhas e troféus em madeira são produzidos em presídio de Ponta Porã

• nrodrigues
  • 05/julho/2017 7:00 am

Ponta Porã (MS) – Produção de medalhas e troféus esportivos em MDF é realizada por detentos de Mato Grosso do Sul. Esse trabalho é desenvolvido na Unidade Penal “Ricardo Brandão” (UPRB), em Ponta Porã, onde já foram fabricadas peças para seis eventos esportivos, todos sem fins lucrativos. A iniciativa integra as ações de reinserção social da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

O projeto teve início no ano passado, a partir de um desafio lançado por um grupo chamado “Corredores da Fronteira”, para a fabricação, com a mão de obra prisional, de medalhas e troféus que seriam entregues aos finais de campeonatos e torneios da cidade. O objetivo principal é incentivar o atletismo e maratonas, bem como oferecer ocupação produtiva aos custodiados. Cinco internos trabalham na produção de troféus e medalhas.

Segundo o diretor da UPRB, Carlos Eduardo Jardim, a empresa Varreja, que possui uma fábrica de vassoura dentro do presídio,empresta a máquina que recorta MDF, os organizadores do evento passam o modelo das medalhas ou troféus e os internos realizam a montagem, colagem, pintura e acabamento das peças. “O que era um simples projeto, hoje se tornou algo significativo tanto para os detentos que realizam este belo trabalho, como para os eventos de Ponta Porã; inclusive já temos um pedido em andamento para os jogos escolares, realizado pela Prefeitura”, detalhou o diretor.

Dentre os eventos apoiados até o momento estão: a 1ª Corrida de Verão, a 2ª Corrida Sunset, o Torneio de Futebol Whorshiper League (de igrejas), a Semana Acadêmica de Educação Física das Faculdades Magsul, a 1ª Cross Country e a 1ª Corrida de Inverno.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o trabalho dentro dos estabelecimentos penais tem sido proveitoso tanto para os internos como para a sociedade. “Precisamos proporcionar uma ocupação lícita para nossos custodiados durante o cumprimento de pena e, consequentemente, reintegrá-los de maneira saudável ao convívio social”, destaca o dirigente.

Os materiais são fornecidos pelos organizadores dos eventos e, todos os internos que realizam este trabalho, além do reconhecimento recebem a remição. Conforme a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados reduz-se um dia do cumprimento da pena.

Texto: Tatyane Santinoni - Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)