Médicos e enfermeiros do HRPP recebem atualização internacional de reanimação cardiopulmonar

  • Saúde
  • 03/maio/2018 9:27 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Ponta Porã (MS) – Médicos e enfermeiros do Hospital Regional de Ponta Porã (HRPP), Dr. José Simone Netto, receberam atualização das novas diretrizes internacionais sobre procedimento de reanimação cardiopulmonar e desobstrução das vias aéreas.

Na reciclagem, ministrada nessa semana pelo enfermeiro especialista em Urgência e Emergência e UTI Geral Adulto, com ênfase em Cardiologia, Thiago Adam Ribeiro, foram repassadas as novas diretrizes internacionais da instituição American Heart Association para Reanimação Cardiopulmonar. A instituição americana rege os protocolos de urgência e emergência no mundo todo e tem diretrizes específicas para cada especialidade.

“O intuito desse curso foi passar orientações e técnicas dentro do protocolo em vigência, a partir da utilização de manequins de alta performance que simulam as características do ser humano. Usamos desfibrilador externo automático (DEA), dispositivos de respiração manual e manobras de compressão abdominal para desobstrução de via aérea. Foram repassadas atualizações das técnicas do suporte avançado de vida em cardiologia dentro do protocolo atual 2015-2020 do ACLS, além de técnicas do suporte básico de vida para profissionais da saúde (BLS)”, explicou.

Durante o treinamento, os participantes puderam treinar a massagem cardíaca num protótipo que simula o peso de um corpo humano. Nos dois dias de curso, os participantes foram orientados sobre como seguir o protocolo corretamente e o palestrante frisou a importância da execução correta deste procedimento.

“O protocolo é atualizado a cada cinco anos, então é muito importante que os profissionais de saúde estejam sempre por dentro dessas atualizações, para que os pacientes possam ter um atendimento mais qualificado e com menos risco de mortalidade. Em outros procedimentos, até se tem um tempo hábil para pensar, agora numa parada cardiorrespiratória, as ações devem ser imediatas, pois uma vida depende disso”, ressaltou.

O médico plantonista da UTI e sala vermelha, Felix Barros, participou do curso e avaliou como positivo o conteúdo apresentado. “A capacitação foi muito importante, principalmente para um hospital como o nosso, que é referência em oito municípios na região, com um atendimento exemplar e especializado. Esses cursos são importantes para que toda a equipe esteja sincronizada e atenta, com certeza o curso foi muito produtivo”, disse.

“Foi uma grande experiência para mim, o Thiago é bem seguro e experiente, além de reforçar o que já sabia, aprendi novas técnicas que ainda não conhecia. Foi muito importante e com certeza vai agregar no nosso dia a dia. O curso teve a parte teórica e na prática pudemos treinar no boneco que simula um humano”, disse a enfermeira do setor de Ortopedia do HR, Erica Soares.

Também participaram do curso técnicos de Enfermagem e alunos da área da saúde do município de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (PY).

Texto e fotos: Leonardo Cremer – Hospital Regional Dr. José Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã – HRPP) 

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.