Melhorias em acesso garantem entrada em operação de granja de ovos em Nova Andradina

• Paulo de Camargo Fernandes
  • 10/janeiro/2023 3:57 pm

O trecho de 7 quilômetros que liga a BR-267 ao empreendimento que a empresa Yabutá está erguendo no distrito de Casa Verde, em Nova Andradina, passará por melhorias nos próximos dias. As obras garantirão a entrada em operação da granja da Yabuta no município, uma das maiores do País, com capacidade para produzir 4 milhões de ovos ao dia. Esse foi um dos temas tratados na reunião realizada nessa terça-feira (10) entre o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e o prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia; com as presenças, ainda, do secretário-adjunto da Semadesc, Ademar Silva Junior, e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina, Hernandes Ortiz.

“O prefeito nos trouxe essa demanda e será atendida, numa parceria em que a Secretaria de Infraestrutura vai entrar com o maquinário e o município fornecerá o cascalho para execução das melhorias necessárias. É um investimento importante, gera muitos empregos e traz desenvolvimento para o Estado, portanto estamos cumprindo a determinação do governador Eduardo Riedel de dar total apoio aos municípios em pautas como essa”, disse o secretário.

O prefeito procurou a Semadesc para pleitear recursos do Pro-Desenvolve, o Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico, gerido pela pasta. Entretanto, conforme frisou o secretário, essa obra em específico pode ser atendida mais rapidamente numa parceria entre o governo, via Seinfra, e a Prefeitura, o que foi arranjado.

Além do megaempreendimento da Yabuta, Nova Andradina vai receber em breve um confinamento de bovinos com capacidade de engorda de 30 mil cabeças. O prefeito José Gilberto Garcia indagou do secretário sobre o andamento dos processos de licenciamento ambiental, que estão em tramitação no Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

João Prestes, Semagro