Secretário recebe técnicos da Anac que inspecionarão o aeroporto de Bonito

• 05/julho/2017 4:41 pm

Bonito (MS) – Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão em Bonito para inspecionar o aeroporto local, que passou a ser administrado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Viária, vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). A equipe se reuniu com o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, e permanece no município até sexta-feira (7.7), quando concluirá seu relatório sobre as condições operacionais do aeroporto.

Nesta quarta-feira (5.7), com a presença do prefeito de Bonito, Odilson Soares, Miglioli fez um breve relato dos fatos que originaram a intervenção do Estado no aeroporto aos representantes da Anac, após a saída da empresa concessionária, que não vinha cumprindo integralmente o contrato. Ele assegurou que o governo cumpriu todas as normas da aviação civil para que o aeroporto mantivesse sua operação normal, além de aportar recursos para obras de adequações.

Técnicos da Anac vão inspecionar a parte operacional, a resposta de emergência da sessão de combate a incêndios e a segurança.

“Havia uma insatisfação quanto ao serviço da concessionária, na parte operacional, que poderia comprometer os voos para nosso maior destino turístico, por isso o governo interviu e hoje mantém o aeroporto em pleno funcionamento, enquanto se discute se essa gestão permanece ou abriremos nova concessão”, explicou o secretário. Ele disse que a ex-concessionária fomentou “algumas inverdades” e garantiu que o aeroporto “não fechará sob hipótese alguma”.

Padrão de qualidade

Miglioli disse a equipe Anac, formada por três técnicos, que o Governo do Estado sempre esteve preparado para assumir o aeroporto na medida em que a ex-concessionária não vinha cumprindo o contrato. Lembrou que o Ministério da Aeronáutica já realizou inspeção e aprovou integralmente a pista de pouso e decolagem, de dois mil metros de cumprimento, onde o governo realizou recapeamento de alguns trechos que poderiam comprometer a segurança.

Cabeceira da pista de dois mil metros do aeroporto recebeu obras de adequações e recapeamento do Governo do Estado.

O secretário foi apresentado aos funcionários do aeroporto, no total de 20 pessoas, que trabalham na parte operacional, administrativa e de comunicação, e enfatizou que a meta do Estado, enquanto responsável pela administração, é primar pelo padrão de qualidade dos serviços aos usuários, os quais, conforme acentuou, melhoraram muito após a saída da concessionária. “Queremos mostrar à sociedade que o poder público também é um bom gestor”, frisou.

Investimentos

Após a intervenção administrativa do Estado no aeroporto, no início do ano, uma série de investimentos vem sendo realizada para melhorar a estrutura aeroportuária e garantir a segurança dos passageiros. Somado aos investimentos já feitos, o aeroporto deve receber em breve R$ 5,5 milhões, sendo R$ 1,6 milhão do Governo do Estado e R$ 3,9 milhões da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC).

“Além de realizarmos os serviços emergenciais após a intervenção, buscamos outras soluções para a pista e estamos aguardando a liberação emergencial desse recurso pela Secretaria de Aviação Civil.  Já elaborando o projeto das novas adequações da pista e ampliações da estrutura operacional”, contou o superintendente viário da Seinfra, Fabrício Alves Correa, que também está em Bonito acompanhado a inspeção da Anac.

Aeroporto de Bonito recebe três voos semanais e está operando normalmente com o início da alta temporada do turismo.

Nova categoria

Atualmente o aeroporto de Bonito opera com duas companhias aéreas, a Azul Linhas Aéreas (às quartas, sextas e domingos) e a Gol Linhas Aéreas que tem voos aos sábados. O aeroporto, situado no trevo de ligação do município com Guia Lopes da Laguna e Jardim, recebe semanalmente uma média de 120 passageiros. Outra modificação positiva para o aeroporto foi sua elevação na categoria na seção contra incêndio, oficializada pela Anac em fevereiro.

Em um boletim do Notam, meio que divulga informações relacionadas à segurança e regularidade da navegação aérea brasileira, o aeroporto de Bonito teve a nota elevada de três para cinco no item combate a incêndio e salvamento, permitindo a operação com aeronaves de maior porte. A liberação estava sendo aguardada desde o ano passado, quando a companhia aérea Azul anunciou a intenção de operar regularmente com jatos Embraer 190 e 195.

Sílvio Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Edemir Rodrigues