Campo Grande (MS) – Curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais fazem parte da programação da Mostra de Cinema Maranhense, evento que acontece de 15 a 17 de agosto, a partir das 19h, na Central de Comercialização de Economia Solidária, na Capital.
A curadoria e produção é do cineasta Isidoro Cruz Neto, de São Luís do Maranhão. O evento – cujo objetivo é a promoção de um intercâmbio cultural entre os estados – conta com a parceria do Cineclube Marginália e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Isidoro Cruz Neto é professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão, membro da Associação de Produtores de Cinema do Maranhão, Vencedor do Prêmio Funarte de Artes Visuais (2009) pelo curta “A Vida me Alcançou” e vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.
15 de agosto (terça-feira) – 19h às 22h
Projeção e debate – “E a Vida me Alcançou” – O curta traz a narrativa de quatro idosos nascidos e criados nas comunidades afro-maranhenses da zona rural do Município de Alcântara. Premiado pelo Edital Funarte de Audiovisuais / 2009. Tempo de exibição: 22 minutos. Debate: 60 minutos.
16 de agosto (quarta-feira) – 20h às 22h
Projeção e debate – “O Mistério das Tulhas – Produção premiada pelo júri popular no 39º Festival Guarnice de Cinema/2015. O curta apresenta os depoimentos de feirantes da Mercado das Tulhas ou Feira da Praia Grande, localizado no Centro Histórico de São Luís. Tempo de exibição: 10 minutos. Debate: 60 minutos
17 de agosto (quinta-feira) – quinta 19h às 22h
Projeção e debate – Acalanto – Curta estrelado pela renomada atriz Lea Garcia, uma das precursoras do Cinema Novo e pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos. Desenvolvido no Centro Histórico de São Luís, o filme propõe desvendar os segredos dos espaços culturais desta cidade. Tempo de exibição: 23 minutos Debate: 60 minutos.
A Mostra será realizada gratuitamente de 15 a 17 de agosto, das 19h às 22h, na Central de Comercialização de Economia Solidária do Estado, que fica na rua Marechal Rondon, 1500 Centro.
Contato para a Imprensa: (67) 99244-4213 ou (67) 98429-7412 (WhatsApp) ou e-mail: carolsartomen@gmail.com
Marcio Breda - Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS)
Foto: Divulgação