Motivados por fé e esperança, candidatos buscam recolocação na penúltima ação da Funtrab no santuário Perpétuo Socorro

• Paulo de Camargo Fernandes
  • 17/agosto/2023 3:13 pm

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) realizou a quinta e penúltima ação do projeto “Funtrab na Comunidade”, no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O projeto ‘Funtrab na Comunidade’ visa aproximar os serviços oferecidos à população, com o intuito de facilitar o acesso aos trabalhadores que necessitam de ajuda. Desde o dia 12 de julho até o momento, foram promovidas cinco edições do projeto, totalizando 515 atendimentos realizados.

Mudar de carreira representa mergulhar em algo novo, o que exige muita coragem e dedicação. Mudar de carreira temporariamente também pode ser uma única alternativa no momento. É o caso da enfermeira Maria Aparecida Lanzoni da Silva, de 35 anos. Há um ano desempregada, graduada em Enfermagem há sete anos, com o curso financiado pelo FIES, atuava na área pela Fiocruz e após o encerramento do contrato, trabalhou como cuidadora de idosos. Ela foi encaminhada pela Funtrab para uma vaga de recepcionista de consultório. “Tive conhecimento da ação pela TV, mas já frequentava a novena há três semanas com o firme propósito de obter um emprego. Tenho muita fé em ser contratada, mas ainda pretendo voltar a atuar minha área de graduação”, afirmou a candidata.

A moradora do Parque do Sol Roseli Oliveira, 52 anos, é beneficiária do Bolsa Família, mora sozinha e está desempregada há cinco anos. Católica não praticante, não frequenta novenas e mesmo após a pandemia, não conseguia ser encaminhada para as oportunidades de interesse, então realizava faxinas semanalmente em várias residências. “Mesmo sem frequentar igrejas, tenho fé e esperança em conseguir um emprego com carteira assinada", ressalta a diarista. Roseli foi encaminhada para uma das 122 vagas de auxiliar de limpeza oferecidas pela Fundação.

As oportunidades surgiram também para jovens universitários realizarem seus sonhos, portanto é fundamental fazer uma escolha que esteja relacionada aos objetivos de vida. O acadêmico do curso de Psicologia Matheus Venâncio de Carvalho Rosa mora com os pais no bairro Amambai, está há oito meses desempregado e, às vezes, frequenta cultos em igrejas evangélicas. Foi encaminhado para concorrer à vaga de auxiliar administrativo. “Gostei muito do atendimento daqui, faço diariamente minhas orações para conseguir um emprego. Pretendo ter independência financeira, economizar dinheiro para poder viajar “, revela o jovem.

A Funtrab, vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação), se empenha em integrar as ações na área do trabalho, mais especificamente na formulação e execução de Políticas Públicas de amparo ao trabalhador desempregado, geração de emprego e renda, melhoria das relações do trabalho, elevação da qualidade dos empregos existentes e qualificação social e profissional.

O diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior, destaca a necessidade de criar um ambiente favorável para a geração de empregos e parcerias para fortalecer a economia local e proporcionar melhores condições de vida para a população. "O trabalho dignifica o homem e o desemprego abala a dignidade das pessoas e a autoconfiança. A esperança é ter forças para tentar outra vez. Independentemente de crenças ou religiões, ter fé e esperança, é ter a coragem de criar expectativas positivas", recomenda Ademar Jr.

Na próxima quarta-feira (23) será a última edição da Funtrab no Santuário Perpétuo Socorro, das 13 às 17 horas, no CAD (Centro de Atendimento ao Devoto).

Cláudia Yuri, Funtrab