Índice de 121,25 pontos coloca Mato Grosso do Sul na classificação 'muito bom', ficando no Top10 do Brasil
Mato Grosso do Sul obteve uma significativa melhoria em seu desempenho digital, conforme divulgado no evento Secop 2024, promovido pela Abep-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação). O evento ocorreu entre os dias 8 e 10 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).
Com um público de mais de 3 mil participantes, incluindo representantes de todoss os 26 estados brasileiro e do Distrito Federal, além de entidades federais e empresas de tecnologia, o evento apresentou o Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais, o IOSPD 2024.
O índice, que está na quinta edição, avalia a inovação digital nos governos e é utilizado como referência por instituições internacionais de financiamento, como é o caso do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Os números divulgados mostraram um avanço notável para Mato Grosso do Sul, que tem à frente dessas ações a Setdig (Secretaria Executiva de Transformação Digital).
A pasta desde 2023 tem liderado esforços de reestruturação e modernização dos serviços de tecnologia da informação, alcançando uma pontuação final de 121,25 pontos, classificando-se como 'Muito Bom'. Este desempenho garantiu ao Mato Grosso do Sul 10º lugar no ranking geral nacional, uma melhora significativa em relação ao 14º lugar obtido em 2022.
O secretário-executivo da Setdig, Marcos José Teixeira, destaca que o progresso é resultado de um trabalho contínuo na estruturação dos processos e capacitação das equipes. "Desde o ano passado, temos focado na implementação de processos mais eficientes e na capacitação contínua dos nossos servidores, o que tem refletido nos nossos resultados", afirma.
Esses avanços refletem o alinhamento das ações da Setdig com a estratégia de Governo Digital e as diretrizes do Governo de Mato Grosso do Sul. O trabalho contínuo em inovação e modernização dos serviços públicos digitais está consolidando Mato Grosso do Sul como um dos líderes no cenário nacional de transformação digital.
O IOSPD avalia cinco dimensões da oferta de serviços digitais:
Capacidades para a Oferta Digital de Serviços: MS subiu de 28,50 pontos em 2022 para 51,75 pontos em 2024, alcançando o 12º lugar no ranking, com a classificação 'Muito Bom'.
Normatização sobre Modernização: a grande conquista foi o aumento da pontuação de 8,75 para 20 pontos, levando o Estado ao 1º lugar nesta dimensão, com a classificação 'Ótimo'.
Oferta de Serviços Digitais: mantendo a pontuação de 49,50 pontos, Mato Grosso do Sul ocupa o 5º lugar, com a classificação 'Muito Bom'.
Inclusividade na Oferta de Serviços Públicos: pela primeira vez avaliado, o Estado obteve 31 pontos, posicionando-se em 2º lugar, com a classificação 'Muito Bom'.
Inovação na Oferta de Serviços Digitais: também pela primeira vez incluído, Mato Grosso do Sul alcançou 36 pontos, garantindo o 3º lugar e a classificação 'Muito Bom'.
Comunicação Governo de MS
*com informações da Setdig