MS celebra “pacto das águas” com Ministério da Integração e ganha novas linhas de crédito no FCO

  • Economia
  • lgomes
  • 29/agosto/2023 3:06 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
FCO Foto LUCIANA BOMFIM/LECA VETOR

Mato Grosso do Sul vai dispor de duas novas linhas de crédito específicas no FCO (Fundo Constitucional do Centro Oeste) para as mulheres e ao setor de irrigação. A informação foi revelada durante a Caravana da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), que teve a participação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góis. Também foi firmado um “Pacto das Águas” com o Governo do Estado.

O vice-governador Barbosinha representou o Governo do Estado no evento que ocorreu no Bioparque Pantanal. Ele destacou a importância desta boa relação com o Governo Federal, para fazer parcerias, trazer recursos, abrir novas linhas de crédito e assim levar desenvolvimento para Mato Grosso do Sul.

“Esta interlocução com o Governo Federal é fundamental para avançarmos no progresso e desenvolvimento do Estado, o ministro é um grande amigo do Mato Grosso do Sul, sempre nos recebe muito bem em Brasília. Juntos fazemos parcerias importantes, que nos ajuda a nos tornar um Estado próspero, inclusivo, verde e digital”, disse ele.

Barbosinha destacou que o “Pacto das Águas” firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração tem a intenção de produzir um regramento e regulação sobre a água em todo Brasil. “Hoje firmamos este pacto tão importante, para ter regras claras sobre este bem tão precioso. Nós já temos a universalização do abastecimento da água e em breve também teremos (universalização) na coleta e tratamento de esgoto, por meio da nossa PPP (Parceria Público-Privada) ”, completou.

 O ministro explicou que este pacto é liderado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que busca a adesão dos 27 estados e o Distrito Federal. “Trata-se de uma governança da água, para que possamos cuidar deste bem elementar, fazendo a sua regulação, de maneira que o governo central e estados possam promover este regramento. Quando os entes estão separados a burocracia vence. Vamos ouvir os estados”.

FCO Foto LUCIANA BOMFIM/LECA VETOR
Vice-governador Barbosinha assina pacto das águas com ministro da Integração

Linhas de crédito

O ministro também destacou as duas novas linhas de crédito do FCO (mulheres e irrigação), que foram aprovadas no Condel (Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro-Oeste), que é vinculado a Sudeco.

“No caso da irrigação Centro-Oeste tem um potencial imenso, já que é uma das regiões que mais investe no setor. Esta área também é prioridade do Governo Federal, por isto terá uma carteira de política voltada ao segmento, que vai se ligar ao PAC. Precisamos crescer neste processo”, disse Waldez.

A superintendente da Sudeco, Rose Modesto, destacou a importância das novas linhas de crédito, lembrando que ambas eram demandas antigas. “Esta linha para as mulheres por exemplo é muito importante, pois elas têm dificuldades para abrir seu próprio negócio. Agora terão esta oportunidade de buscar estes recursos, com carência maior e juros fixos de 9% ao ano. Desta forma elas terão mais protagonismo para gerar empregos e renda”.

Leonardo Rocha e Luciana Bonfim
Fotos: Leca Vetor/Sudeco

Veja Também

NOTA OFICIAL

Com intuito de aprimorar e evoluir na prestação de serviços públicos à população sul-mato-grossense, o governo de Mato Grosso do Sul informa que o ex-delegado-geral de Polícia Civil, Roberto Gurgel […]

Últimas Notícias

NOTA OFICIAL

Com intuito de aprimorar e evoluir na prestação de serviços públicos à população sul-mato-grossense, o governo de Mato Grosso do Sul informa que o ex-delegado-geral de Polícia Civil, Roberto Gurgel […]

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.