Mato Grosso do Sul foi o único estado do País a receber a certificação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por efetuar compras internacionais de até US$ 5 milhões e com números expressivos no quesito economia nas compras públicas.
Por esse feito o Estado foi homenageado durante solenidade de abertura do Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas na segunda-feira (3.9) em Bonito.
Entre as ações que contribuem para a obtenção de resultados significativos estão a modernização dos processos utilizados na central de compras; a simplificação do processo para os fornecedores; a implantação da plataforma digital do e-Fornecedor; a padronização dos itens a serem adquiridos pelo Estado; a elaboração de um plano de Compras; o Catálogo de Materiais e Serviços e o E-Fornecedor.
Outras duas iniciativas em fase de implantação devem refletir positivamente nas compras públicas do Estado. Uma delas será o Termo de Referência online, que tem objetivo principal a redução no tempo gasto com trâmites processuais; e a Gestão de Almoxarifados, que prevê uma política comum a todos os órgãos estaduais através de um sistema único de almoxarifado.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)