Campo Grande (MS) – A Comissão Estadual que trabalhará em Mato Grosso do Sul com a Seleção Nacional de Boas Práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária se reuniu na manhã desta sexta-feira (3), na Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), para discutir edital do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e detalhar a recepção do material e as regras internas de desenvolvido do trabalho.
As inscrições para a edição 2016 podem ser encaminhadas de 1º de junho a 20 de julho para a Comissão, no formato e meios a serem divulgados posteriormente.
Os projetos selecionados serão anunciados durante o 2º Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater, que será realizado entre 5 e 7 de dezembro de 2016, em Brasília (DF), e serão publicados em versão impressa para ampla divulgação. Podem participar instituições de Ater credenciadas no Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater) do MDA.
As ações de Ater devem estar enquadradas em uma das 15 categorias, organizadas nos quatro eixos abaixo:
- Ater e Desenvolvimento Sustentável: (a) Sistemas Sustentáveis de Produção de Base Agroecológica; (b) Cooperativismo e Associativismo; e (c) Mercados, Gestão e Arranjos Produtivos;
- Ater e Políticas Públicas: (a) Crédito e seguro ; e (b) Mercado Institucional;
- Nova Ater: (a) Gestão da Ater; (b) Metodologia de Ater; (c) Agricultor Inovador; (d) Comunicação para o Desenvolvimento; (e) Ater para o Desenvolvimento Comunitário; (f) Extensão Universitária;
- Públicos Específicos: (a) Mulheres; (b) Povos e Comunidades Tradicionais; (c) Jovens; (d) Assentados da Reforma Agrária.
Fazem parte da Comissão de Mato Grosso do Sul representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cedrs/MS), da Sepaf, da DFDA/MS, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), INCRA, Famasul, Cecaf, Sinterpa e Fettar. Para acessar o 2º Edital de Boas Práticas de Ater, clique aqui.
Kelly Ventorim, da Assessoria de Comunicação da Sepaf, com informações do MDA.