MS triplicou programas de pós-graduação nos últimos quatro anos

  • Geral
  • 05/novembro/2015 8:23 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - O 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor 2015 é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM/UFMS). O evento reúne pesquisadores de comunicação entre os dias 4 e 6 deste mês, em Campo Grande.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), Marcelo Turine, participou, na tarde desta quarta-feira (4), do Seminário de Pesquisa: Novas fronteiras e seus desafios, juntamente com Christa Berger (Unisinos), representante de área de comunicação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Claudia Lago da Universidade de São Paulo (USP), presidente da SBPJor.

Turine destacou que há quatro anos Mato Grosso do Sul possuía 38 cursos de pós-graduação em todas as áreas e que hoje são 105 programas implantados. “A pós-graduação avançou muito no Estado, e o aumento do número de programas reflete o resultado do trabalho emprenhado para o desenvolvimento da pesquisa”, afirmou. Segundo Turine, após a criação do programa de pós-graduação em comunicação da UFMS, em 2011, a demanda de projetos de comunicação aumentou em editais como o Universal, destinado a todas as áreas.

Christa Berger destacou as chamadas públicas para fomento da pesquisa na área e todo o processo de pesquisa atual brasileiro. Claudia Lago destacou o papel da SBPJor é uma entidade que está engajada em discussões nacionais que afetam a comunicação em todo o país. “A SBPJor deve colaborar com as políticas científicas. Por isso, estamos presentes em grupos de trabalho e todas as reuniões que envolvem a área”, ressaltou Claudia.

O tema geral do evento é “Pesquisa em Jornalismo e reconfiguração de fronteiras: tensões, interfaces e diálogos”. Durante os dias de seminários acontece também o V Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (V JPJor). A abertura oficial do evento acontece hoje, a partir da 19 horas, no Auditório 2 – Complexo Multiuso da UFMS.

Para mais informações acesse www.ciberjor.ufms.br/sbpjor2015/

Bianca Iglesias Motta, da Assessoria de Comunicação da Fundect.

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.