Na Caravana da Saúde, Apae entrega 70 cadeiras de rodas para portadores de necessidades especiais

  • Geral
  • 14/maio/2016 10:00 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – Portadores de necessidades especiais receberam cadeiras de rodas neste sábado (14) durante o primeiro dia de mobilização geral da Caravana da Saúde do Governo do Estado - etapa da microrregião de Campo Grande. Foram entregues 70 equipamentos por meio do Centro Especializado de Reabilitação (CER), da Apae, que trabalha em parceria com o Governo do Estado e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de ajudar na locomoção, as cadeiras dão mais conforto e segurança para o usuário. Essa foi a afirmação do Antônio Macedo, 52 anos, que é morador de Campo Grande e trabalha como vendedor autônomo. Ele recebeu uma cadeira de rodas motorizada. “A manual deixa a vida muito difícil porque tem que empurrar. Para trabalhar, sair de casa e vender é difícil. Com a motorizada é mais fácil e não preciso pedir para alguém me empurrar”, contou.

JBC_5986
Antônio recebeu uma cadeira de rodas motorizada

O modelo da cadeira de rodas mecanizada que Antônio recebeu é alemão e custaria cerca de R$ 10 mil se fosse comprado na rede privada. “Mas por essa parceria entre a Apae, o Governo do Estado e o SUS proporciona a entrega é sem custo aos pacientes”, explicou o presidente da Apae em Campo Grande, Ottão Pereira de Almeida.

Segundo ele, são vários os modelos de cadeiras. Tem aquelas especiais para pacientes paraplégicos, tetraplégicos (feitas sob medida) e outras para banho. Jéssica Matoso, 22, que é tetraplégica, recebeu uma. “É uma cadeira mais confortável”, falou Vera Lúcia Gomes, 53, mãe da garota.

Visita (182)
Jessica recebeu uma cadeira especial, feita sob medida | Foto: Chico Ribeiro

O trabalho do Apae na Caravana da Saúde não se resume a entrega de equipamentos. A instituição ainda trabalha fazendo moldes de órteses e próteses. Uma das pessoas atendidas é a dona de casa Danielli Souza Lima, 23, mãe do Cláudio de três anos. O menino passou por procedimento para receber uma órtese para os pés.

“Hoje ele caminha na ponta dos pés e segurando nas coisas, não tem independência. Quando for colocado a órtese ele vai poder caminhar sozinho e sem seguras nas coisas. Ele vai aprender a andar e isso vai ajudar muito”, falou a mulher. Segundo ela, a cadeira de rodas usada pela criança foi entregue pela Apae há um ano.

JBC_5950
Cláudio, de três anos, fez molde para receber uma órtese

Entregas

Ainda conforme o presidente da Apae, desde a primeira edição da Caravana da Saúde, em Coxim, até a 10ª etapa, em Dourados, foram entregues 800 cadeiras de rodas e 350 órteses e próteses. Mas as entregas não se resumem a Caravana. Conforme ele, a ação é rotina para a instituição, que atende as demandas acumuladas na fila dos municípios de todo o Mato Grosso do Sul.

Mais informações sobre a Apae e o trabalho desenvolvido por ela podem ser obtidas pelo telefone (67) 3045-7005 ou pelo endereço: Rua Carlinda Tognini, 221,Vila Progresso, em Campo Grande.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Fotos: Jessica Barbosa

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.