Nova Lei quer prevenir, controlar e erradicar ferrugem asiática em MS

  • Rádio
  • 27/junho/2017 2:41 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Prevenir, controlar e erradicar a ferrugem asiática em todo o Mato Grosso do Sul. Esse é o objetivo do Governo do Estado ao encaminhar, projeto de lei para apreciação da Assembleia Legislativa.

A proposta foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul),

De acordo com o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, dentre as principais medidas está a proibição do plantio da soja safrinha.

Outra alteração deixa clara a definição de planta voluntária (guacha ou tiguera), denominação que se dá aquela planta do grão de soja que, por qualquer motivo, germine no período estabelecido para o vazio sanitário e pode servir como hospedeira para a sobrevivência e a multiplicação do fungo causador da doença.

Uma gradação de infrações, estabelecidas de acordo com a totalidade, em hectares, da área cultivada também está prevista no novo texto.

De acordo com estudos realizados pela Embrapa, a eficiência de controle da doença através de fungicidas vem reduzindo ao longo dos anos. Isso em função de populações de patógenos menos sensíveis, e também de mutantes resistentes a alguns ingredientes ativos desses fungicidas.

A proposta segue os tramites da Casa de Leis, e deve ser encaminhada para as comissões antes de ser colocada em votação no plenário.

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Veja Também
Últimas Notícias