“Novo aparelho de radioterapia vai reforçar programa de reestruturação da saúde no Estado”, avalia governador

• Thereza Christina Amendola da Motta Cance
  • 16/maio/2017 11:40 am

Acelerador linear chega ao MS para somar com projeto de regionalização e construção de novos hospitais.

Campo Grande (MS) – O novo acelerador linear que chegou para Mato Grosso do Sul e foi entregue nesta terça-feira (16.5) ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão vai reforçar o programa de reestruturação da saúde conduzido pelo Governo do Estado. A avaliação é do governador, que revelou os esforços realizados para conseguir o aparelho que vai dobrar a capacidade de atendimento em radioterapia no hospital. Além disso, Reinaldo Azambuja disse que em julho iniciam os preparativos para que o Hospital Regional Maria Aparecida Pedrossian receba um equipamento do mesmo modelo.

“Esse equipamento é um reforço importante para a saúde da nossa população, aliado a diversos investimentos. Após pouco mais de dois anos começa a se tornar evidente o resultado da reestruturação da saúde. Vamos entregar o Hospital do Trauma funcionando ainda este ano. Iniciamos as obras do HR de Três Lagoas, vamos licitar o HR de Dourados no mês que vem, ampliar o hospital de Corumbá, o de Ponta Porã está funcionando muito bem, estamos fazendo um esforço para melhorar Aquidauana e o atendimento para a região sudoeste. Coxim está funcionando muito bem e, agora, o Hospital do Câncer recebe esse aparelho, bem como começa a fazer exames de tomografia a partir da próxima semana. Esse é um momento histórico, em que vemos a mudança completa do perfil de saúde aqui no Mato Grosso do Sul na questão assistencial, resultado da nossa prioridade”, declarou.

A entrega do acelerador ao HC Alfredo Abrão vai reforçar o programa de reestruturação da saúde conduzido pelo Governo do Estado.

Reinaldo Azambuja disse que iniciou a luta para trazer o equipamento em 2015, mas que já havia o pleito do hospital. O equipamento é ultramoderno, será o terceiro instalado no Brasil e faz parte do programa do Ministério da Saúde. “É uma conquista porque vamos dobrar as ofertas de radioterapia para MS com atendimento muito mais preciso devido ao avanço tecnológico que o aparelho disponibiliza. É um ganho para o Estado, uma conquista do hospital e uma luta para todos nós. Dentro de 120 dias estaremos em operacionalização e esperamos zerar a fila de pessoas que aguardam pelo tratamento de radioterapia em todo Estado”, destacou.

A vice-governadora Rose Modesto comemorou a conquista e enfatizou a otimização dos atendimentos com a nova tecnologia. “O Governo do Estado mais uma vez mostra que continua fazendo o que é prioridade para as pessoas. Hoje o Hospital do Câncer passa a ser uma referência nacional e é o terceiro do país que recebe um equipamento como esse. Com alguns meses nós vamos acelerar mais essa fila de pessoas que necessitam da radioterapia e humanizar ainda mais o atendimento”, disse.

Atendimentos

O secretário de Saúde, Nelson Tavares, tranquilizou os pacientes e informou que existe uma clínica contratualizada pela tabela SUS para garantir os atendimentos. “O governo não vai interromper o atendimento durante a troca do aparelho antigo e a instalação do novo. Já está pactuado com uma clínica os atendimentos. O custo dessa modernização para o Governo é em torno de R$ 1,5 porque tem que fazer as adaptações. O hospital precisa se reestruturar para receber um aparelho mais potente, como parte de gases e compressores. Serão feitos o dobro de atendimentos, por isso, será necessário comprar alguns acessórios avaliados em R$ 700 mil para dar mais agilidade”, explicou.

Nelson Tavares disse que atendimentos devem dobrar e, por isso, será necessário comprar acessórios para dar mais agilidade ao equipamento

Tavares ressaltou que esse equipamento traz a modernidade para tratamento de câncer no Estado. “É um fator estratégico e importante para nossa população. Estive no Ministério da Saúde na semana passada e, além desse equipamento, a grande notícia é que a licitação do início da construção do bunker no Hospital Regional deve ser lançada no mês de julho. Vamos receber um segundo aparelho prioritário dos 80 que o Ministério programou e já comprou para o Brasil, ampliando a oferta de tratamento para nossa população e reduzindo a fila de espera”, declarou.

Para o presidente do Hospital do Câncer, Carlos Alberto Coimbra, a parceria estabelecida com o Governo do Estado, prefeitura de Campo Grande, bancadas municipal, estadual e federal, foi determinante para manter os serviços ofertados pela unidade. “O apoio da classe política sul-mato-grossense foi determinante para estabelecer e manter os serviços ofertados, bem como para ampliar os atendimentos existentes. Hoje atendemos 50 pacientes por dia e com o novo aparelho passaremos a 100 pacientes por dia. Sem dúvida é mais uma conquista em favor da nossa população”, afirmou.

Regionalização

Os municípios de forma isolada tem muita dificuldade de organizar o sistema de saúde, porque os serviços oferecidos não são completos em nenhuma cidade isoladamente. Assim, segundo Nelson Tavares, o projeto de regionalização prevê a descentralização via regionalização. “Racionalizando nosso sistema, sem qualquer investimento, já teríamos um ganho fantástico. Somado ao aporte priorizado pela gestão do governador Reinaldo Azambuja, a população começa a entender o que é investir em saúde, uma área extremamente complexa, mas que vem mostrando resultados positivos. Saltamos de 12% para 16% da arrecadação investida na saúde. Além disso, temos uma parceria excelente com a bancada federal, que vem direcionado recursos para estruturação do sistema de saúde. Racionalizar esse investimento para melhorar a vida de todos. Essa é nossa meta”, encerrou o secretário. Confira outras fotos.

Diana Gaúna - Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro