Ouvidoria-Geral de MS aperfeiçoa atividades de tratamento de denúncias com Governo Federal

  • Geral
  • Thereza Christina Amendola da Motta Cance
  • 22/maio/2018 10:00 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Política de Formação Continuada em Ouvidorias é essencial para aprimorar atividade.

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de aprimorar as ações desenvolvidas pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MS) na abertura de um novo canal de diálogo com a sociedade, os servidores ligados à Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) participaram do curso presencial de Tratamento de Denúncias por meio da Política de Formação Continuada (Profoco) em Ouvidorias do Governo Federal.

Ouvidora-Geral, Renata Diniz Brandão.

Coordenado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), o curso foi ministrado pelas auditoras federais de Finanças e Controle do Ministério, Débora Queiroz Afonso e Janaína Gonçalves Theodoro de Faria. A ouvidora-geral do Estado, Renata Lara Diniz Brandão, pontua que a capacitação vem em hora propícia, haja vista que a gestão estadual iniciou o recebimento de manifestações há cerca de dois meses.

“Iniciamos recentemente os trabalhos de ouvidoria no Sistema de Controle Interno no Poder Executivo do Estado e, além disso, estamos implantando gradualmente, e como padrão no Poder Executivo, a utilização do e-OUV, que é o sistema informatizado para registro e tramitação das manifestações de Ouvidoria, lançado pelo Governador do Estado em 20 de março deste ano. Assim, dispor de técnicas para tratar as denúncias recebidas é fundamental, pois elas são um dos tipos de manifestações que cidadãos podem enviar ao Estado, e que se encaixam nas atividades de ouvidoria propriamente dita”, informa.

Auditora federal Janaína Gonçalves Theodoro de Faria.

Para a auditora federal de Finanças e Controle, lotada na CGU-MS, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria, o curso é de fundamental importância para dar agilidade ao trabalho desenvolvido e saber a melhor forma de tratar as denúncias que chegam às instâncias de governo. “A OGU traz essa política com a intenção de colaborar com as ouvidorias, uma vez que a Lei nº 13.460/17 nos obriga a ter ouvidorias atuantes em todas as instâncias. Assim, o objetivo é fomentar a capacitação e fortalecer a atuação das ouvidorias como um todo, dando agilidade ao trabalho do ouvidor”, explica.

Controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.

De acordo com o controlador-geral de MS, Carlos Eduardo Girão de Arruda, a capacitação auxilia e muito o trabalho da Controladoria como um todo, uma vez que a função principal é auxiliar diretamente o governador em assuntos relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão. “Com um canal de diálogo aberto junto à sociedade, por meio da Ouvidoria, temos certeza de que iremos implementar a melhoria dos processos, além de mapear demandas por todo Estado. Nesse sentido, as capacitações são fundamentais para nossos servidores que operam diretamente a ferramenta”, reforça.

Ouvidoria

O e-OUV foi instituído oficialmente pelo governador Reinaldo Azambuja no dia 20 de março de 2018 para se tornar um novo canal que vem para fechar o objeto de trabalho da Ouvidoria, ao lado das ações da Auditoria e da Correição, desenvolvidas pela CGE-MS.

Participaram do curso servidores da Ouvidoria-Geral do Estado de MS - órgão de atuação institucional da Controladoria-Geral do Estado, bem como servidores de Unidades Setoriais e Seccionais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado. Também estiveram presentes representantes de Ouvidorias Municipais e de Instituições, a fim de somar esforços e aprofundar conhecimentos para a aplicação do tema na prática diária de suas tarefas.

Texto e fotos: Diana Gaúna - Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS)

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