Para alunos, presença de policiais militares ajudará a manter ‘Escola Segura’

• 03/outubro/2017 1:30 pm

Estudantes dizem se sentir mais seguros por saberem que há rondas da PM e desejam que presença policial seja maior no interior e arredores das escolas públicas da Capital.

Campo Grande (MS) - Alunos da maior escola estadual de Mato Grosso do Sul aprovam a presença da Polícia Militar no local e confessam que gostariam de militares fazendo rondas até nos corredores. Essa presença passará a ser constante nas escolas públicas da Capital com o início do programa Escola Segura, Família Forte, que será lançado pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quarta-feira (4.10), às 14h.

A solenidade acontecerá, na praça do bairro Estrela do Sul (rua Doutor Jivago s/n), com a presença de representes da comunidade escolar. Pelo programa, será criada equipe especializada da PM – com cinco viaturas e 20 militares - treinados para atender especificamente às ocorrências envolvendo os estudantes. Eles farão rondas preventivas e ostensivas dentro dos muros das escolas e nas adjacências.

Gabriel Henrique Soares diz se sentir mais seguro quando há presença de PMs em sua escola, no Centro da Capital.

No Joaquim Murtinho, Centro de Campo Grande, alunos aprovaram a iniciativa. “Me sinto mais seguro quando vejo um policial fazendo ronda por aqui”, confessou Gabriel Henrique Soares, de 17 anos. A escola e as demais da região central já vem recebendo cuidado especial por parte da 5ª Companhia de Polícia Militar.

Com o início do Escola Segura, Família Forte o trabalho será constante incluindo escolas municipais e estaduais da periferia. Qualquer ocorrência envolvendo alunos ou no entorno das escolas contará com a equipe de PMs que terá viaturas próprias e treinamento especializado para atender especificamente os alunos.

Relação de confiança

Gabriele e Bruna gostariam que rondas fossem feitas nos corredores dos colégios estaduais.

Para a estudante Isadora Oliveira Benitez, de 16 anos, a presença de policiais ajudará os estudantes a sentirem mais seguros, além de dar respaldo ao trabalho da direção e coordenação da escola.

Gabriele Cristina Regal, de 17 anos, e Bruna Caroline Vilalva, de 16 anos, dizem que a presença da PM é mais do que bem-vinda, necessária inclusive nos corredores das escolas públicas. Entre os motivos, as estudantes apontam a prática de adolescentes fumando no banheiro. “Gostaria que eles fizessem mais rondas aqui pelo interior da escola”, declarou Bruna.

Para Iasmin Rodrigues, policiamento constante servirá como referência para alunos.

Líder de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, Iasmin Rodrigues, de 15 anos, acredita que o policiamento servirá como referência para os alunos. “Eu vou saber quem procurar no caso de uma situação de emergência”, explicou.

O Escola Segura, Família Forte é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (SED); de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande.

A proposta do programa criado pelo Governo do Estado excederá o reforço no policiamento contemplando trabalho pedagógico para orientação dos alunos, incluindo palestras, cartilhas e aproximação dos serviços públicos. Além disso, não haverá rotatividade entre os policiais que atenderão as escolas, facilitando a criação de um vínculo de confiança com os alunos.

Danúbia Burema – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Regiane Ribeiro – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)
Emília Sbrocco Dorsa – Secretaria de Estado de Educação (SED)

Fotos: Edemir Rodrigues