Pequenos produtores de Itamarati aprovam entrega de ordenhadeiras

• 09/janeiro/2017 2:46 pm

Campo Grande (MS) – No Assentamento Itamarati, município de Ponta Porã, quatro produtores rurais avaliam com bons olhos o recebimento de ordenhadeiras mecânicas através do Programa Leite Forte. A entrega dos quatros equipamentos é uma ação do governo do Estado por intermédio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Entre os beneficiados está o produtor rural Adilson do Amaral, do grupo FAF (Federação da Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul). “O programa incentiva os produtores a produzirem mais, além de oferecer assistência técnica e acompanhar o desenvolvimento da produção. Agradeço a Agraer pela oportunidade de participar”, afirmou.

Reduzir o tempo de ordenha, sem abrir mão da qualidade do leite que sai das propriedades rurais para os laticínios, essas são as principais finalidades da ordenha mecânica do rebanho que, agora, será adotada pelos produtos rurais em substituição à tradicional ordenha manual.

Conforme o técnico agropecuário da Agraer, responsável pelo “Leite Forte” –  no assentamento Itamarati, João Paulo Goettems, os produtores foram escolhidos através de critérios técnicos e produtividade de leite. “As vantagens da ordenha mecânica são: aumento da produção de leite, aumento da qualidade do leite, diminuiu o tempo da retirada em mais de 50 %”, destacou.

“O programa Leite Forte tem como objetivo geral estruturar e organizar a cadeia produtiva do leite, fortalecendo e ordenando seus elos, aumentando à produção e a qualidade do leite”, avaliou o coordenador da regional de Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto.

Aline Lira, Comunicação Agraer