‘Perifeirarte’ estreia neste fim de semana levando cultura e cidadania a Bandeirantes

  • Cultura
  • nrodrigues
  • 05/maio/2023 9:27 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Cultura, cidadania e cooperativismo vão se encontrar no chão da feira livre neste sábado (6), na cidade de Bandeirantes. Projeto da Subsecretaria de Assuntos Comunitários, pasta ligada à Setescc (Secretaria  de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), o 'Perifeirarte' vai até as comunidades levando inserção cultural e conceitos de cidadania aos municípios de Mato Grosso do Sul.

O encontro com a população começa antes mesmo da feira livre ser montada, com equipes da subsecretaria passando nas comunidades rurais, escolas, associação de moradores, comercial e religiosas.

“Nós vamos até as cidades com menor índice de desenvolvimento humano levando encontrar a comunidade na sua base, na sua origem ministrando conteúdos de cidadania, associativismo e comunitarismo”, explica o subsecretário de Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva.

“Perifeirarte” surgiu da mistura entre periferia, feira e arte, e segundo o subsecretário, é desse “caldo” que sai o fortalecimento de políticas públicas.

“A gente define a feira livre como o ambiente mais popular e democrático de uma comunidade, e é através deste nome que levaremos conceitos de cidadania, associativismo, e comunitarismo para essas comunidades, tanto urbanas quanto rurais”, enfatiza Jairo.

Nome do projeto é "mistura" de arte, feira e periferia, e vai passar por escolas, associações e feiras livres do Estado. (Foto: Divulgação/Setescc)

Atrações

Com apoio da Fundação de Cultura do Estado, artistas de Campo Grande e do município visitado se apresentaram juntos na feira livre. “Este também é um dos objetivos do "Perifeirarte", de identificar as manifestações culturais e aproximá-las do público para gerar este sentimento de pertencimento naquela comunidade”, destaca o subsecretário.

Nesta primeira edição, o “Perifeirarte” estará neste sábado (6), na Feira municipal da Praça Germiniano Ribeiro, em Bandeirantes, a partir das 18h. Além de uma sessão de cinema no ônibus da PRF, o público também vai conferir a apresentação do grupo Maracangalha.

Os municípios que quiserem chamar o “Perifeirarte”, basta entrar em contato com a Subsecretaria de Assuntos Comunitários, pelo telefone: (67) 3316-9204, ou no e-mail: comunitario@setescc.ms.gov.br.

Projeto leva conceitos de cidadania e arte para as comunidades dos municípios de MS. (Foto: Divulgação/Setescc)

Paula Maciulevicius, Comunicação Setescc

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.