A pesca na modalidade pesque-solte está liberada no Rio Paraguai desde esta quinta-feira, dia 1º. Por isso a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul já reforçou a fiscalização.
A atuação estratégica inclui fiscalização na calha do Rio Paraguai e no entorno do Parque Nacional do Pantanal, no limite de Corumbá com Poconé (MT), conforme explicou o tenente coronel da PMA, Edmilson Queiroz.
O Coronel reforçou que à exceção do pesque-solte, a única pesca permitida neste período, na Bacia do Rio Paraguai e nos rios de domínio do Estado de Mato Grosso do Sul da Bacia do Paraná, é a pesca de subsistência praticada pelas comunidades tradicionais e que por isso os outros pontos continuarão sendo monitorados.
A lei permite a estes ribeirinhos a captura de 3kg, ou um exemplar, respeitando as medidas permitidas. Esse peixe não pode ser comercializado.
A PMA alerta também que Todos os pescadores, em qualquer período, inclusive, aqueles que vão praticar o pesque-solte, precisam tirar suas licenças de pesca. A falta de licença acarreta em multa administrativa de R$ 300,00 a R$ 10.000,00, além de apreensão de barco, motores e materiais de pesca. A licença pode ser obtida pelo site www.imasul.ms.gov.br.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)