Prazo para validação do PGDI termina nesta sexta-feira

  • Geral
  • 29/junho/2017 11:28 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - Termina nesta sexta-feira (30.6), às 23h59, o prazo para que os servidores estaduais validem as informações do Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual (PGDI), ferramenta importante que encerra uma das etapas do Programa de Gestão por Competência, novo conceito em gestão de Recursos Humanos que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

Considerada a principal etapa do Programa de Gestão Por Competências, o Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual (PGDI) e a Avaliação de Desempenho Individual (ADI) integram o processo de planejamento, acompanhamento, e avaliação de cada servidor, com base na definição de ações de desenvolvimento de cada um, potencializando habilidades e oferecendo qualificação quando houver necessidade.

Segundo a Gestora de Política de Desempenho e Desenvolvimento do Servidor Público Estadual, Ana Carina Verbisck, responsável pelo desenvolvimento do programa até o momento 22 mil servidores aderiram ao PGDI, número que representa 80% da meta inicial. Ainda segundo Versbisck, quatro órgãos da administração já concluíram a fase com 100% de participação e outros 23 órgãos contabilizam mais de 80% de participação.

Para o secretário de Estado de Administração de Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, o encerramento com êxito desta primeira fase do programa é um marco no serviço público. “Esse é um programa de Governo que busca a eficiência e profissionalização do serviço público. O Estado vai investir na qualificação do servidor e aprimorá-lo para prestar um bom serviço ao nosso contribuinte” pontua; ressaltando que o servidor também será avaliado e reconhecido pelo seu desempenho com promoções e ascensões na carreira.

Gestão competente e melhoria para a sociedade

O PGDI é a ferramenta que as gerências e chefias de equipe irão utilizar para planejar, negociar e definir as entregas, as competências e as ações de desenvolvimento que o servidor realizará durante o ano e sobre a qual ele será avaliado.

Todos os servidores públicos civis, efetivos e comissionados, gerentes ou não, devem ter seus PGDIs. A ferramenta é parte da Gestão por Competência, que está em implantação pelo Governo do Estado.

Esse é um modelo de gestão de pessoas, já praticado e validado por muitas organizações públicas e privadas, para avaliar e desenvolver seus servidores, alinhando suas competências individuais às necessidades da administração pública, visando a melhoria da qualidade dos serviços. É pautada nos princípios da eficiência do serviço público e engloba o processo de gestão e desenvolvimento de pessoas, incluindo a adequação que for necessária para a modernização do Estado e a melhoria da prestação dos serviços à sociedade.

Rejane Monteiro - Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD)

Foto: David Majella

Veja Também
Últimas Notícias