Com a expectativa de produzir o maior volume de pescado do Brasil, a empresa Tilabrás também teve a concessão de uso dos lagos das usinas de Jupiá e Ilha solteira autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a criação de tilápias em tanques-rede.
De acordo com Nicolas Landolt, presidente da companhia, graças ao apoio do Governo do Estado, o novo frigorífico de tilápia será instalado em solo sul-mato-grossense, na cidade de Selvíria. O investimento previsto é de 150 milhões de reais.
De acordo com Nicolas, o projeto engloba uma produção de até 10 mil toneladas de peixes por ano a partir de 2019. Já a partir de 2023 o volume saltará para 100 mil toneladas.
Iniciando com a implantação até as fases de produção e abate, a empresa promete gerar até 3 mil empregos.
A produção de peixes em âmbito estadual já conta com a atuação da GeneSeas. A empresa possui 213 tanques-redes e mil toneladas de peixes em diferentes fases do cultivo. No frigorífico em Aparecida do Taboado são processadas 45 mil toneladas de pescado por dia.
Juntas, GeneSeas e Tilabras vão pagar outorga de mais de 2 milhões de reais pelo direito de uso dos lagos por 20 anos. Em contrapartida poderão instalar 554 hectares de tanques-rede, para produzir até 120 mil toneladas de tilápia por ano.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)