Programa de estágio capacita gestores do Governo de Mato Grosso do Sul

• Gestão Pública
  • Renata Brum
  • 20/março/2024 11:23 am

Neste mês de março, o Programa de Estágio iniciou a capacitação técnica dos gestores que supervisionam os estagiários do Governo de Mato Grosso do Sul. A iniciativa faz parte do ciclo de supervisão das atividades e visa a qualificação e desempenho dos universitários que participam do programa.

Durante o período de estágio, tanto os gestores, quanto os estagiários realizam uma série de cursos voltados a gestão pública. O objetivo é potencializar a aprendizagem de modo a enriquecer os currículos dos universitários, além de contribuir para o aprimoramento dos fluxos da máquina pública.

Os cursos oferecidos são de Indicadores para Monitoramento; Acolhimento ao Estagiário e Orientações sobre o papel do Gestor; Gestão de Riscos; Orçamento da Gestão Pública; Introdução ao Empreendedorismo e Inovação na Gestão Pública; Sustentabilidade na Gestão Pública; Gerenciamento de Projetos.

O corpo docente é composto por professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

As aulas são realizadas de modo remoto e ficam gravadas para os gestores que não podem participar de modo síncrono. Os gestores que optam pelas aulas gravadas, ao finalizar devem responder a um questionário para a conclusão do curso.

A carga horária de cada curso é de oito horas, divididas em quatro aulas de duas horas. Para completar a capacitação os gestores devem cumprir uma carga horária total de 56 horas-aulas.

A coordenadora dos cursos, professora Kátia Cristina Nascimento Figueira, da UEMS explica que as aulas são ministradas por professores renomados e de alta capacidade técnica, o que para os gestores é uma oportunidade de atualização dos métodos na rotina de trabalho.

“Nos cursos é possível construir um espaço de diálogo e formação alinhado com a perspectiva integradora da capacitação dos estagiários, para que todos tenham convergência com os princípios formativos delineados para o programa”, reforçou.

A primeira turma de gestores iniciou a capacitação neste mês de março e a programação de cursos segue até setembro de 2024 com mais duas turmas.

Sobre o Programa

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS e UEMS e Fapec. Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Renata Brum, Comunicação da Segem