Programa de Estágio do Governo de MS divulga resultado do 1º Relatório Trimestral de 2024

• Gestão
  • Renata Brum
  • 10/julho/2024 11:54 am

O Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul divulga neste mês de julho o resultado do primeiro relatório trimestral de 2024, referente aos meses fevereiro, março e abril. A cada três meses, o programa elabora um relatório que mede e divulga as ações realizadas, bem como os resultados do monitoramento e avaliação referente a esse período.

Após a conclusão, ele é apresentado aos parceiros do programa e disponibilizado publicamente à sociedade em geral (no site), com o objetivo de demonstrar as iniciativas e analisar os impactos gerados para gestores e estagiários, possibilitando avaliações e atualizações necessárias.

No relatório são demonstradas as principais atividades executadas pelo programa, como a exibição dos episódios de rádio “A Máquina por Dentro” e do Ciclo de Debates Urgentes. Inclui ainda os resultados do Monitoramento e Avaliação Trimestral do Plano de Trabalho, Avaliação dos Gestores em relação ao desempenho dos estagiários e a Avaliação dos Estagiários sobre seus gestores.

Também são apresentados dados sobre a atual situação do quadro de estágio no programa, compreendendo o número de estagiários atendidos, unidades gestoras estaduais e municípios que possuem estagiários. A divulgação, registro e comunicação do Programa de Estágio do Governo de MS também são detalhados.

Resultado da Avaliação Trimestral do Plano de Trabalho

O Plano de Trabalho é um documento elaborado pelo gestor, com a colaboração do estagiário, que engloba um conjunto de atividades relacionadas à área de formação do acadêmico. Essas atividades devem ser realizadas pelo estagiário ao longo de um período de 12 meses.

É uma ferramenta importante para orientar e acompanhar o desenvolvimento do estagiário durante o programa. Referente aos meses de fevereiro, março e abril de 2024, foram realizados 194 projetos, desses 105 foram concluídos. Ao longo do período, 306 processos tiveram andamento.

Resultado da Avaliação Trimestral do Gestor

Dos 128 gestores que supervisionam estagiários, 51 responderam o formulário de avaliação de desempenho, o que corresponde a aproximadamente 40% do quadro de gestores que participam do Programa de Estágio do Governo de MS. Foram avaliados 93 estagiários de um total de 191, correspondendo a 49% dos acadêmicos cadastrados. Importante ressaltar que alguns gestores acompanham mais de um estagiário.

Dos itens avaliados, 77% dos gestores apontam que os estagiários cumprem suas atividades dentro do prazo; 76% avaliaram que as atividades são desenvolvidas com qualidade e eficiência e acham que os estagiários agem de forma colaborativa e construtiva em equipe; 68% reconhecem que eles demonstram iniciativa e proatividade no ambiente de trabalho; e 52% compreendem que atuam de forma inovadora.

Resultado da Avaliação Trimestral do Estagiário

Dos 191 estagiários que participam do Programa de Estágio do Governo de MS, 185 responderam o formulário avaliando os seus gestores, o que corresponde a 97% da turma.

Dos itens avaliados, 70% dos estagiários consideram que as atividades desenvolvidas contribuem para o aprimoramento da sua formação profissional; 68% acham que as condições de infraestrutura colocada a sua disposição são adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho; 82% reconhecem que as atividades desenvolvidas estão articuladas ao seu plano de trabalho; 81% se sente integrado pela equipe no setor que está trabalhando; e 70% está conseguindo conciliar as atividades do estágio com o curso.

Resultado das avaliações

A partir dos resultados avaliados, conclui-se que há uma evidente adesão dos gestores e estagiários no preenchimento do formulário de avaliação. Nota-se também que há uma majoritária satisfação dos gestores em relação à conduta e participação dos estagiários em seus ambientes de trabalho. E que há nítida satisfação dos estagiários com relação às condições gerais para o cumprimento do estágio.

Considerando o objetivo estratégico vinculado ao programa de Estágio do Governo de MS que é proporcionar aprendizagem, experiência profissional, cidadania e bons relacionamentos, com o resultado apresentado, conclui-se que há necessidade de continuar aprimorando e monitorando a relação entre o gestor e estagiário para alcançar a excelência na comunicação, ambiente de trabalho e experiência profissional.

Situação atual do Programa de Estágio de Mato Grosso do Sul

Atualmente o Programa de Estágio atende 151 graduandos do Estado de Mato Grosso do Sul, provenientes de 5 Instituições de Ensino diferentes (UCDB, UEMS, UFGD, UFMS, UNIDERP-ANHANGUERA), parceiras do programa, atendendo a 37 Órgãos Estaduais distribuídos em 6 municípios (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Paranaíba e Três Lagoas).

Para acessar o relatório completo, clique aqui

Programa de Estágio

O 'Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica' é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

Renata Brum, Comunicação Segem